Contente
As causas do aumento nos níveis séricos de potássio são bem variadas, mas podem provocar problemas de saúde significativos. O potássio é um importante eletrólito encontrado dentro e fora das células do organismo. Esse componente regula a frequência e o ritmo cardíaco, além de controlar as funções muscular e nervosa. Essa alterações eletrolítica é conhecida como hipercalemia.
Os níveis de potássio sempre devem ser avaliados, pois podem desencadear tanto problemas musculares quanto cardíacos (www.fotosearch.com.br)
Efeitos
A manutenção dos níveis séricos normais de potássio é importante para manter uma atividade elétrica adequada do coração, bem como uma regulação apropriada dos sistemas digestivo e nervoso. A elevação dos níveis de potássio pode provocar uma parada cardíaca. Ritmos cardíacos anormais podem ocorrer como resultado da hipercalemia.
Importância
A hipercalemia pode ser um sinal de uma doença subjacente. Qualquer condição que interfira na eliminação normal do potássio através dos rins pode causar o aumento nos níveis séricos de potássio .
Causas de hipercalemia
Os níveis séricos de potássio podem aumentar em resposta a uma doença renal, ao uso de medicamentos, a distúrbios da glândula supra-renal e à desidratação. A causa mais comum da hipercalemia são doenças renais. Entre os medicamentos que podem causar aumento dos níveis séricos de potássio, estão os anti-hipertensivos das classes dos inibidores da ECA ou dos BRAs, fármacos "poupadores de potássio" e medicamentos anti-inflamatórios (AINEs).
Sintomas
Os sintomas de um quadro hipercalêmico incluem fraqueza muscular, palpitações, alterações no ECG e formigamento. Quando esses sinais ocorrerem, os níveis de potássio já podem estar perigosamente altos.
Considerações
As doenças graves pode deslocar o potássio das células para a corrente sanguínea, elevando assim seus níveis séricos. Diabéticos com glicemia descontrolada que ficam desidratados, vítimas de queimaduras e trauma, pacientes com tumores e com lesão muscular causada por medicamentos, além de abuso de drogas e álcool podem apresentar hipercalemia. A destruição das células musculares é conhecida como rabdomiólise. Os cálculos renais também podem causar esse aumento. O tratamento de um quadro de hipercalemia depende da causa. O distúrbio subjacente deve ser tratado. Níveis séricos muito elevados de potássio necessitam de hospitalização durante o tratamento. Pacientes com hipercalemia são monitorados de perto devido ao alto risco cardíaco. É importante mencionar que os níveis séricos de potássio são quantificados através de um simples exame de sangue.