Contente
- Interação social
- Dificuldades de linguagem
- Comportamento divergente
- Sexualidade
- Percepção de si
- Conhecimento
O autismo é um distúrbio neurológico de origem desconhecida, que afeta a capacidade de comunicação da pessoa, o desenvolvimento das relações sociais adequadas à idade e a participação em atividades de lazer apropriadas. Embora os sintomas básicos do autismo são os mesmas em qualquer idade, eles podem se modificar com o amadurecimento da criança. Os adolescentes autistas têm dificuldades em se encaixar entre seus colegas e desenvolver um senso de identidade.
As autistas enfrentam desafios durante a adolescência (http://www.rockpuppet/sxc.hu)
Interação social
A adolescência é um período em que estreitamos as relações sociais com certas pessoas, participando de grupo de amizades diferentes. Isto pode ser difícil para um jovem autista. A falta de habilidades sociais adequadas pode impedi-lo de se encaixar em um grupo, sobrando apenas lugar para ele entre os excluídos. Isso complica a questão, pois ele acaba ficando entre as colegas que são exemplos negativos.
Dificuldades de linguagem
Os adolescentes costumam expressar os sentimentos e as emoções através do sarcasmo. As pessoas com autismo muitas vezes não entendem as nuances da língua e acabam interpretando literalmente a fala. As implicâncias podem ser mal interpretadas, fazendo com que ele reaja negativamente aos insultos ou não percebendo as observações negativas, tornando-se o alvo de piadas e provocações.
Comportamento divergente
O comportamento divergente pode resultar da falta de interação positiva com os colegas e da falta de compreensão de seus sentimentos e emoções. Embora alguns tenham um senso do que é certo e errado, outros enfrentam grandes dificuldades em fazer escolhas de vida saudáveis. A tentação de fumar ou beber, especialmente quando combinada com a pressão dos colegas, pode ser muito forte para o adolescente.
Sexualidade
O contato sexual pode ocorrer sem ligações afetivas, não levando em conta o impacto emocional em si e nos outros. A incapacidade de compreender os riscos associados à sexualidade pode levar a comportamentos promíscuos ou deixá-lo desprotegido. A pressão para ser aceito pode levá-lo a ignorar os riscos.
Percepção de si
Muitos adolescentes com autismo têm consciência de que são diferentes, mas são incapazes de entender como ou por quê. Isto pode provocar dificuldades consideráveis no desenvolvimento de uma auto-imagem saudável. Alguns participam de grupos com outros que tenham condições semelhantes e se esforçam para compreender suas limitações. Embora isso possa ser um passo positivo, muitos sofrem de depressão e têm um sentimento de perda quando percebem que não são como todo mundo.
Conhecimento
Muitos adolescentes com autismo têm áreas de habilidades e conhecimentos bem desenvolvidos, podendo tornar-se extremamente envolvido no estudo de um assunto particular. Na tentativa de ser aceito, eles podem falar demais sobre o assunto. Embora eles possam ter informações importantes para compartilhar, os outros costumam se entendiar depois de um tempo.