Sinais de que um cachorro possa ter sofrido uma concussão

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
Sinais de que um cachorro possa ter sofrido uma concussão - Artigos
Sinais de que um cachorro possa ter sofrido uma concussão - Artigos

Contente

Qualquer cachorro está sujeito a sofrer uma concussão, mas os filhotes e os cães de raças pequenas com moleiras, ou fontanelas abertas, são os mais suscetíveis. Um cachorro pode sofrer uma concussão nas mesmas circunstâncias que um ser humano, isto é, como resultado de uma pancada na cabeça. Nos cães, elas pode ocorrer enquanto brincam, devido a uma queda, ou por causa de maus tratos. Embora ela geralmente não seja algo grave, seus sintomas são semelhantes aos de traumatismos mais graves na cabeça e devem ser imediatamente examinadas por um veterinário.


Filhotes e cachorros de raças pequenas são mais suscetíveis a sofrerem concussões (puppy image by Lisa Eastman from Fotolia.com)

Sintomas físicos

Os sintomas físicos de um trauma na cabeça, como uma concussão, podem ser identificados facilmente na maioria das vezes. Um sintoma comum é a perda de consciência do cão por um breve período, embora isso não ocorra sempre. Uma pancada menos grave pode deixá-lo simplesmente tonto ou desorientado. Outros sinais de uma concussão incluem mal estar. Um cão pode estar com algum problema no estômago e recusar-se a comer ou beber, ou pode comer normalmente e vomitar com frequência. A presença de pupilas dilatadas em ambientes bem iluminados, presente em um dos olhos ou em ambos, é outro indicador comum de concussão ou de outros traumatismos cranianos. Convulsões também costumam acompanhar as concussões mais severas.


Comportamentos

Mudanças no comportamento do cachorro podem indicar traumatismo craniano ou uma concussão. Depois de levar uma pancada na cabeça, o cão pode ficar letárgico, cansar-se em excesso ou passar a agir de maneira desorientada. Ele pode não atender quando seu nome for chamado, pode deixar de brincar ou de fazer suas atividades normais. Além disso, ele pode querer dormir mais do que o costume e apresentar dificuldade de acordar. Também pode ficar com a cabeça balançando ao invés de sentar de maneira ereta, e pode ainda apresentar sinais de dor, gritando, recuando ou rosnando quando a área machucada for tocada.

Motivo para preocupação

Uma concussão necessita de cuidados médicos rápidos para garantir que danos encefálicos mais sérios, como uma fratura de crânio, inchaço e sangramento, não ocorram. Os sintomas de uma concussão são semelhantes àqueles de lesões mais traumáticas e requerem tratamento imediato. Convulsões e perda de consciência são comuns em caso de concussão canina, mas também podem estar presentes em lesões cerebrais mais graves. A letargia resultante de uma concussão pode na verdade vir a ser uma fraqueza ou paralisia indicativos de um dano cerebral ou cervical mais grave.