Contente
Uma guitarra envelhecida tem um charme distinto e único. Os pequenos amassados, os riscos, a tinta descascada e o acabamento desbotado; tudo isso aponta para uma guitarra que já foi bem utilizada. Uma aparência envelhecida é tão desejável que os fabricantes agora vendem guitarras em versões "relíquia", completas com o acabamento gasto e lascado. Você pode imitar a aparência de uma guitarra "vintage", dando a ela um charme áspero todo próprio. Isso talvez diminua o valor de revenda, mas dará para a sua guitarra uma aparência singular.
Instruções
John Mayer tocando uma Fender Stratocaster com efeito envelhecido (Tasos Katopodis/Getty Images Entertainment/Getty Images)-
Segure a guitarra na posição natural em que você a toca. Marque a área sobre a qual o seu antebraço se apóia quando está tocando. Essa é a área que acabará sendo a mais desgastada. Para uma autêntica aparência envelhecida, imite o desgaste natural que ela aparentaria ter depois de anos tocando. Esse desgaste natural, combinado com uns poucos "acidentes", dará a aparência de uma fiel companheira de turnês, mais do que a de um instrumento guardado no quarto.
-
Retire todas as cordas. Se elas forem relativamente novas, guarde-as. Se forem velhas, descarte-as e substitua-as por novas.
-
Desparafuse a ponte e os protetores dos captadores. Coloque-os de lado. Se você possuir um escudo de cor clara, desparafuse-o e coloque-o de lado também. Um escudo de cor clara em uma guitarra envelhecida apresenta sinais de descoloração. Se o escudo for escuro, deixe-o no lugar.
-
Despeje o conteúdo de duas latas de refrigerante de cola em uma tigela. Mergulhe a ponte e os protetores dos captadores no refrigerante por aproximadamente dois dias. O refrigerante corroerá ligeiramente o acabamento metálico, deixando-o sem brilho e irregular. Isso simula a aparência de ferragens antigas e gastas. Não importa se as peças não estiverem totalmente imersas, já que o efeito do refrigerante é de todo modo desigual. A distribuição irregular do efeito corrosivo melhorará o aspecto envelhecida.
-
Coloque um pouco de nafta sobre um pano de algodão e esfregue-o sobre a superfície da guitarra. Isso retira toda a sujeira e material incrustado.
-
Esfregue a parte frontal da guitarra com um pedaço de lã de aço. Passe-a em todas as partes e raspe a pintura, mas preste atenção especial às áreas em que o desgaste natural ocorreria. Para um aspecto desgastado mais intenso, utilize uma lima de madeira. Você pode remover apenas o verniz ou pode chegar até a madeira, fica a seu critério.
-
Segure a chama de um isqueiro sobre a borda do escudo. Movimente-o de forma que a chama encoste nele, mas sem queimar a superfície. A chama dará ao escudo de cor clara um desbotamento amarelado, parecido com o que ocorreria naturalmente após anos tocando em bares enfumaçados.
-
Cubra os captadores com quadrados de espuma, para protegê-los. Deixe as chaves de casa cair sobre a guitarra de uma altura de aproximadamente 30 cm. Isso criará um padrão irregular de cortes e arranhões. Esse método é preferível, do que riscar a superfície com uma faca, o que parece muito deliberado e preciso.
-
Limpe as ferragens com nafta, antes de recolocá-las. Coloque um conjunto novo de cordas.
Dicas
- Aplique calor sobre o escudo em um cômodo bem ventilado, para que a fumaça exalada não se torne desagradável.
Aviso
- Tome cuidado ao utilizar o isqueiro.
O que você precisa
- Chave de fenda Phillips
- Refrigerante de cola
- Tigela
- Lã de aço
- Lima de madeira
- Removedor a base de nafta
- Trapos velhos
- Isqueiro
- Chaves