Contente
Os primeiros sinais e sintomas de gravidez podem diferir entre as mulheres. Algumas sofrem sintomas muito notáveis imediatamente nos primeiros dias enquanto outras não tem consciência de que estão grávidas até quatro ou cinco meses de gestação. A gravidade desses sintomas também varia. Sintomas e sinais que indicam gravidez podem ser conferidos com um teste caseiro de gravidez, mas devem ser definitivamente confirmados por um médico.
Sintomas de gravidez (baby image by Wendy Hotalling from Fotolia.com)
Falta de menstruação
A falta de menstruação é geralmente um dos primeiros sinais de gravidez. A concepção vai fazer com que a próxima menstruação esperada não venha, sendo então um sinal chave, especialmente se a gravidez ocorreu quase no fim do ciclo da mulher. Outros fatores podem causar desvios no ciclo da mulher, então o sintoma sozinho não é suficiente para determinar a gravidez.
Náusea
Este sintoma comumente aparece entre duas a oito semanas depois da concepção, mas algumas mulheres mais sensíveis o sofrem imediatamente. O aumento nos níveis de estrogêneo faz com que o estômago da mulher se esvazie lentamente e se torne mais sensível a cheiros, contribuindo para ondas de náusea.
Seios doloridos
Os seios doloridos podem ser percebidos em uma semana de gravidez para a maioria das mulheres. Os seios ficam inchados e extremamente sensíveis ao toque, similar ao que muitas mulheres experienciam antes da menstruação. Já a náusea é associada a mudanças hormonais.
Fadiga
O aumento da progesterona causa um levantamento na temperatura corporal fundamental, podendo resultar em letargia e fadiga. O coração da mulher também começa a bater mais rápido para assegurar a entrega adequada de oxigênio para o feto em desenvolvimento. Esse sinal denunciador em particular é percebível imediatamente, mas é um dos sintomas que desaparecem só pelo final da gravidez.
Desejo por comida ou aversões
O início repentino de mudanças hormonais pode causar grandes diferenças em como uma mulher reage à comida. Algumas mulheres evitam comidas e bebidas com sabores fortes porque estes as deixam nauseadas; por outro lado, outras mulheres têm desejo por comidas que elas normalmente não teriam. Estes sintomas podem começar logo depois da concepção e são os mais presentes durante o primeiro trimestre.
Urina em excesso
Excesso de urina é um fator extremamente comum que piora ao longo da gravidez. Inicialmente há um fluxo maior de sangue para os rins, que, por sua vez, produz mais urina. O útero também começa a inchar para preparar o feto em crescimento, fazendo pressão na bexiga, que cria o desejo de urinar.