Síndrome do intestino irritável e retenção urinária

Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 28 Janeiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Síndrome do intestino irritável e retenção urinária - Artigos
Síndrome do intestino irritável e retenção urinária - Artigos

Contente

A retenção urinária pode ser identificada por vários sintomas. Alguns pacientes têm dificuldade para urinar sem tensão ou força. Alguns experimentam um jato urinário fraco e intermitente. Outros sentem o impulso para urinar com urgência e frequência quando apenas uma pequena quantidade de urina é produzida. A retenção urinária, no entanto, não é um sintoma da síndrome do intestino irritável (SII), mas um efeito colateral de certas condições e tratamentos associados com SII.


Em casos de retenção urinária, pode ser necessária a realização de cirurgia (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Tipos

A SII é categorizada em três formas diferentes: a predominantemente diarreica (SII-D); a forma com constipação predominante (SII-C) e a forma alternativa, tanto com diarreia quanto constipação (SII-A).

Associações

Vários pacientes com SII com predomínio de constipação (SII-C) também sofrem com gastroparesia – uma condição gástrica debilitante com dor abdominal e vômitos. Os medicamentos usados para tratar gastroparesia podem causar efeitos colaterais, como a retenção urinária.

Teorias/Especulação

Complicações urinárias não são associadas com a SII, mas podem ser o resultado de problemas gastrointestinais graves ocorrendo no corpo simultaneamente.


Potencial

Alguns pacientes com SII sofrem com outras condições como DRGE (doença do refluxo gastroesofágico) e hérnias. Essas doenças, quando associadas com SII, têm o potencial de criar tensão muscular abdominal e situações onde é difícil urinar de pé (no caso dos homens).

Alerta

O uso de medicamentos antiespasmódicos, para aliviar a tensão muscular e os espasmos intestinais dolorosos, pode causar várias complicações, incluindo retenção urinária. Se os pacientes já sofrem com retenção urinária devido a outra condição, sem SII ou a uma combinação de condições, não devem usar antiespasmódicos.

Riscos

Qualquer paciente com SII usando drogas anti-inflamatórias não esteroides (AINE: ibuprofeno, naproxeno, celebrex) dobra o risco de desenvolver condições com retenção urinária, incluindo retenção aguda e insuficiência muscular na bexiga.


Tratamento

Em casos de retenção urinária, um urologista pode conduzir uma série de testes urodinâmicos no paciente. Dependendo do resultado, o urologista pode realizar uma dilatação de uretra ou decidir drenar a bexiga por catéter.