Contente
Alergias alimentares são comuns para muitas pessoas. Nozes, frutos do mar ou mesmo frutas comuns podem ser tóxicos se consumidos por pessoas alérgicas, e o abacaxi não é exceção. Para quem é alérgico a abacaxi, os sintomas podem aparecer imediatamente, ou levar até cinco dias para aparecer. Se alguém apresentar alguma reação alérgica à comida, um médico deve ser contatado para confirmar se realmente trata-se de alergia. Após o diagnóstico, o alimento em questão deve ser evitado.
A alergia a abacaxi pode causar sintomas graves (pineapple image by cherie from Fotolia.com)
Erupções cutâneas
Erupções cutâneas são um sintoma comum em muitas alergias alimentares. A erupção pode ter coloração rosada e causar uma leve coceira, ou pode ser muito mais séria. Urticária e inchaço são comuns em erupções cutâneas ocasionadas por reações alérgicas e podem durar por muitos dias.
Vômito e diarreia
Vômito e diarreia são as maneiras naturais que o corpo possui para se livrar de toxinas. Todavia, se esses sintomas persistirem, o corpo pode ficar desidratado. Se houver suspeita de desidratação, busque conselho médico.
Constipação
A constipação é um problema do sistema digestivo que torna a excreção de fezes extremamente difícil. Embora a constipação sare com o tempo, ela é fonte de grandes desconfortos. Existem remédios que podem proporcionar alívio. Em caso de persistência do sintoma, um médico deverá ser consultado.
Dificuldade em respirar
A alergia ao abacaxi pode fazer com que o rosto e a garganta do paciente inchem. Quando o inchaço bloqueia as vias aéreas, respirar pode tornar-se difícil. Vítimas de alergia a abacaxi que apresentem esse sintoma devem ir ao médico imediatamente.
Anafilaxia
Anafilaxia, reação alérgica que atinge todo o corpo, é uma das mais perigosas reações alérgicas que alguém pode ter. Geralmente é causada por picadas de insetos e alergias alimentares. Uma pessoa alérgica a abacaxi, e que seja exposta a essa fruta, pode vir a ser vítima de anafilaxia, que faz com que o rosto, garganta e ouvidos fiquem extremamente inchados. Sem atenção médica a pessoa pode entrar em estado de choque e até mesmo morrer.
Cólicas
Cólicas no baixo ventre são comuns quando alguém alérgico a abacaxi o ingere. Embora as cólicas possam ser bastante incômodas, geralmente passam sozinhas. Caso os sintomas persistam, um médico deve ser consultado.