Contente
- Perda de consciência
- Irritabilidade
- Fome
- Palidez
- Mudanças cardiovasculares
- Tremores e/ou perda da coordenação
Um perigoso efeito colateral de curto prazo da diabetes é chamado de choque diabético. Também comumente chamado de "choque hipoglicêmico" e "choque de insulina", essa condição é o resultado de uma queda excessiva do açúcar no sangue devido à insulina em excesso. Nem todos os pacientes diabéticos apresentam todos os sintomas do choque diabético, por isso, mesmo a presença de apenas um deles deve ser levada a sério.
O choque diabético é resultado de uma queda do açúcar no sangue devido a insulina demais (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
Perda de consciência
Desmaios ou qualquer outra perda súbita de consciência em um paciente diabético é uma indicação clara de choque de insulina.
Irritabilidade
A falta de paciência súbita ou uma irritabilidade excessiva e inexplicável podem indicar uma condição emergente de choque de insulina.
Fome
Outro sintoma comum de choque diabético é o súbito aparecimento de uma fome extrema.
Palidez
Muitas vezes, o choque diabético faz com que a pele se torne pálida repentinamente. Esta perda da cor é geralmente acompanhada de umidade.
Mudanças cardiovasculares
A aceleração do ritmo cardíaco e um pulso rápido freqüentemente acompanham o choque de insulina.
Tremores e/ou perda da coordenação
Tremores musculares ou no corpo todo são um dos principais sintomas de choque diabético. É comum em choques diabéticos que o paciente caia, tropece, perca suas habilidades motoras finas e fique desajeitado.