Contente
Cândida é um tipo de levedura que algumas vezes causa infecções fúngicas em humanos. Pessoas saudáveis geralmente tem baixos níveis de Cândida em seus corpos, e o fungo só começa a crescer fora de controle quando o sistema imune da pessoa fica comprometido por alguma razão, como a existência de HIV/AIDS ou quimioterapia no tratamento de câncer, explica a Fundação do Câncer de Boca. Cândida pode causar problemas em inúmeras partes do corpo, incluindo a boca, vagina ou, em casos raros, nos pulmões.
Infecção por Cândida nos pulmões pode causar vários sintomas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
Pneumonia
Quando a Cândida infecta o pulmão, pode causar pneumonia, resultando em vários sintomas diferentes. Febre é, com frequência, um dos primeiros sintomas. Quando uma febre não responde a antibióticos, os médicos podem interpretar isso como um sinal de que a infecção é por Cândida, explica o site PneumoniaSymptoms.org. Tosse sem muco, dificuldade para respirar (também chamada dispnéia), ou respiração anormalmente rápida, conhecida como taquipneia, são sintomas adicionais frequentes da pneumonia causada por Cândida. Dor no peito, especialmente no centro do tórax logo abaixo do esterno é outro sintoma, diz o site DoctorFungus.org.
Asma Brônquica Alérgica, Micose Broncopulmonar Alérgica
Em pacientes com pneumonia por Cândida avançada, sintomas mais severos podem se desenvolver. Asma brônquica alérgica e micose broncopulmonar alérgica são duas condições que resultam em dano crônico nos pulmões. Em alguns casos, respirar pode se tornar tão difícil que resulta em completas falhas respiratórias, de acordo com o site PneumoniaSymptoms.org.
Doença Pulmonar Intersticial
Em casos raros, infecção por Cândida pode causar doença pulmonar intersticial, relata um estudo publicado em Fevereiro de 2001, no Jornal Europeu de Pesquisa em Medicina. Doença pulmonar intersticial causa cicatrização progressiva do revestimento interno dos pulmões. Sintomas são, com frequência, similares aos sintomas de pneumonia, incluindo dificuldade de respirar, respiração ofegante, tosse seca e dor no peito. Doença pulmonar intersticial pode causar também um abaulamento das unhas das mãos em volta das pontas dos dedos, diz Mayo Clinic.