Contente
A queimação e formigamento das pontas dos dedos podem ser causados diferentes condições, desde problemas neurológicos à síndrome do túnel do carpo e infecções de pele. Se tiver outros sintomas, consulte um médico para determinar a causa.
Pontas dos dedos quentes e formigando podem indicar muitas condições (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)
Síndrome do túnel do carpo
Normalmente, esses sintomas são associados à síndrome do túnel do carpo, que ocorre quando se coloca pressão no nervo mediano no pulso, o responsável pelo movimento das mãos e dedos. Essa condição costuma ser causada pelo movimento repetitivo das mãos, dedos ou pulsos. Os sintomas apresentados no início costumam ser tratados com imobilizadores de pulso, compressas quentes e frias e anti-inflamatórios. Aproximadamente metade dos casos precisam de cirurgia. Se não for feito nenhum tratamento, a doença pode causar danos permanentes aos nervos.
Estenose espinhal
Essa doença ocorre quando o canal espinhal diminui e pressiona o cordão espinhal e os nervos. Se ela ocorrer no pescoço, pode causar adormecimento, formigamento e queimação nos dedos, mãos e braços. A osteoartrite, degeneração nos discos e tumores e lesões espinhais podem ser a causa dessa condição. Normalmente, a estenose espinhal é tratada com uma rotina de exercícios preparada sob medida, fisioterapia, anti-inflamatórios e acupuntura, mas em casos mais graves, é preciso fazer cirurgia. Se não for tratada, ela pode causar fraqueza e paralisia.
Esclerose múltipla
Esse sintoma pode ser causado por doenças neurológicas, como esclerose múltipla, uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, incluindo o cérebro e o cordão espinhal. É comum pessoas que têm esclerose múltipla sentirem queimação e formigamento em muitas partes do corpo, incluindo nas pontas dos dedos. Outros sintomas incluem perda de equilíbrio, espasmos musculares, tremores, tonturas e visão dobrada. Apesar de não haver curas, diversos remédios podem desacelerar a progressão da doença e diminuir a gravidade dos sintomas. Costuma-se usar esteroides para tornar os ataques menos graves.
Infecção no dedo
A causa dos sintomas pode ser uma infecção viral ou bacteriana da pele dos dedos. Tanto surtos de herpes quanto infecções celulíticas podem causá-los. O surto de herpes ocorre quando a infecção viral causa feridas abertas, acompanhadas por vermelhidão e inchaço. A celulite é uma infecção superficial causada pela entrada de bactérias na pele dos dedos. A sensação de dedos quentes e formigando é acompanhada pelo inchaço e vermelhidão. Normalmente, essas infecções são tratadas com antibióticos orais e tópicos.