Contente
As doenças sexualmente transmissíveis são uma grave ameaça à saúde e, na maioria dos casos, é constrangedor admitir que as possui. As verrugas anais – uma doença sexualmente transmissível na qual verrugas crescem no reto, ânus ou no canal anal – é uma dessas condições. Conhecer os sintomas e a causa dessas verrugas pode ajudar a encontrar o tratamento adequado.
Alguns casos de verrugas anais grandes necessitam de cirurgia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Causa
As verrugas anais são causadas pelo papilomavírus humano, ou HPV. Apesar de aparecerem apenas nas regiões do reto e do ânus, o HPV pode ser propagado através de qualquer forma de contato sexual. Se uma pessoa contrair o HPV, ela pode desenvolver verrugas anais, geralmente dentro de seis meses.
Sintomas
Existe uma lista de sintomas comuns que ocorrem quando uma pessoa desenvolve verrugas anais. O mais óbvio são as próprias verrugas, crescimentos carnosos na região anal. Outras queixas incluem coceira, umidade e sangramento na região anal.
Sem sintomas
Existem algumas pessoas que desenvolvem verrugas anais sem nenhum sintoma. As verrugas nesse caso são todas internas e elas podem ser bastante pequenas. Nesses casos, o primeiro momento no qual a pessoa descobre que existe algo errado é quando suas verrugas internas sangram e causam dor que requer que ela procure um médico.
Diagnóstico
Como as verrugas podem ocorrer naturalmente na pele, um médico precisa examinar os sintomas do paciente para garantir que eles estão realmente sofrendo com verrugas anais. Se as verrugas forem internas, o médico necessita de um anoscópio (um curto instrumento inserido no canal anal) para ver as verrugas e fazer o diagnóstico.
Remoção da verruga
As verrugas anais podem ser tratadas de várias formas diferentes. Elas podem ser queimadas após um anestésico local ser aplicado no paciente. Podem também ser dados medicamentos se as verrugas forem pequenas; um remédio comum é a podofilina. Se aplicada diretamente na verruga, ela irá esfoliá-la. As verrugas anais também podem precisar ser removidas cirurgicamente, porém isso geralmente é reservado para as verrugas grandes que apresentam um risco para a saúde do paciente.