Contente
A dor abdominal pode ser causada por uma série de condições que variam em gravidade desde gases até câncer de cólon. Analgésicos, tais como acetaminofeno, remédios anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou opiatos prescritos podem ser úteis no alívio de algumas dores abdominais.
Procure um médico para saber a causa das dores abdominais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Tipos
Analgésicos que não requerem receita médica incluem paracetamol e medicamentos da família dos AINEs, como o ibuprofeno e naproxeno. Opiatos prescritos, como a codeína, a morfina e hidrocodona, podem ser administrados em casos de dor severa.
Farmacologia
De acordo com a Rx List, o paracetamol funciona aumentando o limiar de dor do cérebro. Moléculas opiáceas encaixam em receptores de endorfina no cérebro imitando os efeitos dos analgésicos naturais do corpo, enquanto que os AINEs funcionam através do bloqueio da produção de substâncias químicas que causam dor, chamadas prostaglandinas.
Causas
Analgésicos específicos podem ser indicados para o tratamento de causas de dores abdominais diferentes. De acordo com "The Internet Journal of Emergency Medicine" (A revista da internet de medicina de emergência), os AINEs são eficazes para o tratamento da dor causada por cólica renal, enquanto os opioides intravenosos devem ser administrados para a dor abdominal aguda de origem desconhecida.
Contraindicações
Devido ao risco de hemorragia gastrointestinal, os analgésicos AINEs podem ser contraindicados para pacientes com úlceras ou outros problemas digestivos. Os medicamentos opiáceos podem causar constipação e vômito, o que pode agravar a dor em alguns casos.
Aviso
Entender a causa da dor abdominal é fundamental para a escolha de um tratamento seguro e eficaz. Nunca tente tratar a dor abdominal sem o aconselhamento de um médico e procure atendimento imediato caso a dor seja súbita ou grave.