Em que tipo de solo o trigo deve ser cultivado?

Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 25 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Como plantar trigo
Vídeo: Como plantar trigo

Contente

O trigo é a planta de pequenos grãos mais comumente cultivada em áreas com climas temperados. Além de servir para o consumo humano, agricultores cultivam o grão para a silagem ou ração animal. Assim como a maioria das plantas, o trigo se desenvolve melhor em um determinado tipo de solo -- bem drenado. Mas ele pode tolerar uma variedade de outros tipos e condições.


Há várias espécies de trigo, incluindo o trigo duro e aquele usado para a fabricação de pão (Wheat image by Winks from Fotolia.com)

O solo

Para o trigo, o solo de melhor drenagem é o argiloso. De acordo com a Universidade de Connecticut, EUA, esse solo consiste de 28 a 50% de silte, 7 a 27% de barro e menos de 52% de areia. O balanço entre essas três partículas é o que propicia uma boa drenagem. O solo arenoso drena rápido demais e a argila drena lentamente, enquanto o silte tem propriedades de drenagem medianas. Quando essas partículas são combinadas em proporções adequadas para formar o barro, as plantas cultivadas nesse tipo de solo recebem a umidade adequada, sem que fiquem saturadas.

Tolerâncias

Para melhor desempenho, cultive o trigo nesse solo. Contudo, essa planta também pode tolerar solos mal drenados e saturados. De acordo com a Extensão Cooperativa da Virginia, EUA, o trigo pode suportar solos úmidos melhor que outros grãos, como a aveia ou cevada. Em condições muito úmidas, entretanto, a planta pode sufocar ou morrer. Embora a Extensão Cooperativa do Alabama deixe claro que "o trigo vai tolerar solos mal drenados e pesados melhor que os outros grãos", a Extensão da Virginia diz que o trigo tende a ser menos tolerante a esses solos do que grãos como o centeio.


As vantagens do solo bem drenado

Cultivar trigo em solos bem drenados reduz a suscetibilidade da planta a doenças e parasitas. Dois dos problemas mais comuns que podem surgir como resultado da drenagem inadequada do solo incluem pulgões e lagartas. Os pulgões são insetos pequenos que se alimentam de fluidos vitais dos trigos. Em comparação, as larvas são vermes que normalmente se alimentam da folhagem das plantas. Ao reduzir a presença dessas pragas através da utilização de solos bem drenados, é possível garantir que o trigo cresça de forma saudável e produza o máximo possível.

Dicas

A maioria dos agricultores consideram o trigo como uma cultura de sequeiro, isso significa que é possível cultivá-lo em climas semi-áridos, sem a necessidade de água adicional. A Universidade da Flórida, EUA, afirma, contudo, que irrigar o solo onde trigos são cultivados pode ajudar a produtividade durante períodos particularmente secos.