Contente
Fogões elétricos em espiral e fornos têm uma placa de circuítos, comumente chamadas de painel de controle do forno eletrônico, ou EOC (eletronic oven control board), que funciona como o cérebro do forno. O EOC controla os elementos de aquecimento e conta com um sensor que detecta a temperatura interna. Se o EOC para de funcionar, existem vários passos de soluções de problemas que podem determinar a causa da falha.
Saiba como solucionar problemas em seu forno ou fogão elétrico Whirlpool (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Códigos de falha
Normalmente, quando um componente falha em seu forno ou fogão elétrico, um código de galha é mostrado na tela do EOC. Os códigos F0, F1, F5, F7 e F8 indicam uma falha no próprio EOC. Se esse for o caso, é preciso trocar o EOC. Caso apareçam os códigos F2, F3 ou F4, o sensor do forno está com problemas e precisa ser substituído.
Precauções de segurança
Antes de testar ou consertar qualquer componente de seu forno ou fogão elétrico, você deve desligar o fornecimento de energia do aparelho. Tanto os fornos quanto os fogões elétricos possuem seu próprio disjuntor no painel de serviço da casa, onde é possível desligar o circuito. Fogões elétricos Whirlpool também têm um cabo de força que pode ser desconectado para cessar o fornecimento de energia.
Elemento de aquecimento
Se não aparecer um código de falha mas o forno não estiver aquecendo, o problema está provavelmente no elemento de aquecimento. Para testá-lo, remova os parafusos segurando-o na parte traseira do forno. Retire os conectores dos fios e remova o elemento de aquecimento. Use um multímetro e siga as instruções do manual para checar a continuidade do elemento. Quando estiver funcionando adequadamente, o elemento de aquecimento deve apresentar uma resistência de 0 a 50 ohms.
Sensor do forno
Se o elemento de aquecimento estiver funcionando adequadamente, a próxima coisa a ser testada é o sensor do forno. O sensor fica preso por dois parafusos no topo da parede traseira do forno. Com os parafusos removidos, puxe o sensor para fora da parede e desconecte o conector do fio. Insira as sondas do multímetro nos dois terminais do sensor. Quando estiver funcionando da maneira adequada, o sensor deve apresentar uma resistência entre 1.000 e 1.100 ohms. Caso nenhum problema seja identificado, talvez seja necessário substituir o EOC.