Contente
As pessoas têm confiado cada vez mais em medicamentos para tratar tudo, desde dores leves até artrite e infecções. Muitos desses fármacos possuem graves efeitos colaterais e são caros. Remédios naturais, como suplementos de ervas, vitaminas e minerais geralmente podem executar o mesmo serviço com menos risco. Anti-histamínicos inibem histaminas, que são liberadas no corpo em resposta a alérgenos.
Alternativas naturais aos anti-histamínicos estão disponíveis (vitamins image by Keith Frith from Fotolia.com)
Anti-histamínicos
Ao ser exposto a substâncias como pó, pólen e mofo, o sistema imune passa a produzir histaminas. Elas podem causar inchaço, lacrimejamento e fazer com que o nariz escorra. Anti-histamínicos inibem as histaminas antes que elas possam causar problemas. Há dezenas de medicamentos anti-histamínicos no mercado, porém alternativas naturais também estão disponíveis.
Vitaminas e antioxidantes
Vitaminas, como a C e a E, contêm agentes anti-histamínicos naturais. Quando tomadas com antioxidantes, como a quercetina, caroteno e selênio, há uma necessidade muito menor de se tomar um medicamento isento de prescrição. Essas substâncias reduzem a severidade dos ataques de histamina contra o corpo. Elas também reduzem a quantidade liberada quando alérgenos são introduzidos no corpo.
Ervas
Suplementos de ervas aliviam os efeitos das histaminas no corpo. A matricária é uma planta usada como um agente anti-histamínico e anti-inflamatório, já que ela reduz a liberação de histaminas nos vasos sanguíneos. A camomila também é um agente anti-inflamatório que reduz a inflamação nos seios da face durante uma crise alérgica. A camomila é mais popularmente consumida como um chá.
Solução de limpeza
Manter passagens nasais limpas é um outro modo de reduzir o efeito das histaminas. Lave os seios da face com uma mistura de 120 ml de água morta, ¼ de colher de sopa de sal e 1/8 de colher de sopa de solução de bicarbonato de sódio. Isso pode ser feito uma ou duas vezes na semana.