O que é uma suíte de protocolos

Autor: Robert Simon
Data De Criação: 20 Junho 2021
Data De Atualização: 18 Dezembro 2024
Anonim
O que é uma suíte de protocolos - Artigos
O que é uma suíte de protocolos - Artigos

Contente

Uma suíte de protocolos é uma coleção de procedimentos de comunicação, subdividida em pequenos pacotes de dados. Cada um contém seu próprio conjunto de regras e formatos de mensagens, que trabalham juntos para transmitir a informação eletronicamente através de redes de computador, através de uma linguagem de comunicações comum.


Uma suíte de protocolos é uma coleção de procedimentos de comunicação, subdividida em pequenos pacotes de dados (Image by Flickr.com, courtesy of Vivek Patankar)

Suíte TCP/IP

A sute de protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol --Protcolo de controle de transmissão / Protocolo de internet) é usada para transmitir trilhões de pacotes de dados de um nó (modem de computador ou outro dispositivo de roteamento) para outro nó, seja ao redor do mundo (internet) ou através de redes privadas (intranet).

Um protocolo ou dois

Apesar do TCP e do IP serem protocolos individuais, eles são pensados como algo único (TCP/IP) devido à forma como trabalham juntos: o IP transmite correntes de dados, compostos de vários pacotes, para seu destino final, e o TCP completa a transmissão reorganizando os pacotes. Cada computador tem seu próprio endereço de IP.


Conjunto de protocolos

Documentos chamados "Requests For Comments" (Requisição de componentes), ou RFC, definem o conjunto de protocolos (UDP, ICMP, TCP and IP) na suíte TCP/IP, que é usado para conversão entre redes. O conjunto de formatos e procedimentos em cada protocolo governa como os dados são transferidos e recebidos entre os nós.

Camadas

A suíte TCP/IP usa uma rede interna (conectando duas ou mais redes) de vários estágios de software, chamadas de camadas, para enviar informações ao longo do seu aplicativo de rota (correio eletrônico, transferência de arquivos, acesso remoto, autenticação e resolução de nome), transporte, rede e link de dados.

Origem e desenvolvimento

Buscando fornecer uma framework de redes para comunicar e trocar dados entre agências governamentais e universidades, o Advanced Research Projects Agency (ARPA), parte do Departamento de Defesa dos EUA, fundou o primeiro desenvolvimento da suíte de protocolos ARPANET no início da década de setenta. Avanços tecnológicos posteriores levaram ao desenvolvimento de outras redes de transmissão de dados. Se tornando o padrão para todas as redes militares em 1982, o TCP/IP pavimentou o caminho para governos, negócios, escolas, residências e outras entidades para se comunicarem ao redor do mundo.