Contente
Como é verdade em toda a natureza, existe muita variação anatômica entre as pessoas. Muitos fatores podem influenciar o tamanho dos indivíduos, suas glândulas e órgãos. Variação de tamanho na glândula tireoide não é uma exceção, e é influenciada por fatores como a genética, a dieta materna e o desenvolvimento fetal.
Descrição
A glândula tireoide tem forma de ferradura e é uma glândula endócrina que se encontra na parte da frente da porção superior da traqueia. Ela secreta hormônios da tireoide e calcitonina.
Variação de tamanho normal
De acordo com o endocrinologista Dr. Mark Lupo, dimensões normais para a glândula tireoide são 4 a 4,8 por 1,0 a 1,8 por 0,8 a 1,6 centímetros. No entanto, as dimensões que estão fora desse intervalo não significam, necessariamente, uma patologia.
Fatores que afetam o tamanho
As pessoas que cresceram e vivem em países onde o iodo é prevalente na dieta, como os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Japão e Islândia, vão, em geral, ter tireoides menores. Durante a gravidez, as mulheres, muitas vezes, apresentam a tireoide temporariamente aumentada. E, em geral, as tireoides de fumantes são maiores do que a média.
Exames
Enquanto a palpitação manual pode fazer a identificação inicial de uma tireoide potencialmente aumentada, uma análise da tireoide é uma forma mais precisa de visualizar a sua forma e tamanho. Por ser um tecido mole, ela não vai aparecer em um raio-X. O método usual para a visualização da glândula é por ultrassom -- um procedimento indolor e não invasivo realizado em laboratórios de radiologia.
Bócio
O aumento da glândula tireoide é conhecido como bócio. O bócio, muitas vezes, é endêmico em populações onde o solo e as dietas são pobres em iodo.