Contente
Tecer assentos é uma arte antiga que usa materiais naturais ou feitos à mão para construir assentos de cadeira flexíveis, bancos ou outro tipo de mobília. Dentre os vários materiais usados para tecer, o junco é o mais tradicionalmente usado. Cadeiras ou outros objetos para tecelagem ficam abertos na área do assento e têm orifícios dentro do perímetro interno onde se tece o junco. O trabalho tradicional de tecelagem em assentos é feito em sete passos.
Instruções
Tecelagem em assentos é um tipo de artesanato antigo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)-
Remova o antigo junco do assento da cadeira. Utilizando um picador de gelo, retire os pedaços de junco dos buracos. Conserte qualquer buraco quebrado com cola. Se um buraco não puder ser consertado usando cola, utilize um cortador circular pequeno capaz de fazer um corte profundo para remover a parte danificada de trás do assento. Substitua essa parte por madeira nova. Perfure buracos que encaixem com o padrão existente. Utilize uma lixa, esponja de aço ou uma pequena ferramenta rotativa com rebolo de polimento para suavizar as bordas do assento.
-
Meça o tamanho dos buracos e a distância entre eles na parte de baixo do assento. Os buracos variam de 0,5 cm a 0,8 cm; o espaço entre eles varia de 1 cm a 2,2 cm. Compre juncos de acordo as dicas deste artigo.
Juncos são vendidos em rolos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images) -
Enrole dois ou três fios de junco em um laço. Sinta o junco enquanto o enrola e deixe o lado liso para fora. Esse lado será o topo. Prenda o rolo do junco com o pregador de roupa e mantenha enrolado.
-
Mergulhe um rolo em uma panela com água suficiente para cobri-lo. Deixe o junco amolecer na água por 5 a 10 minutos para tecer. Adicione uma ou duas gotas de glicerina à água para fazer o junco deslizar mais suavemente durante a tecelagem.
Preparações
-
Procure o buraco central no assento da cadeira. Coloque um pino no buraco para marcá-lo. Procure o buraco da frente e marque-o também com um pino. Depois, procure buracos correspondentes laterais e marque-os também com pinos.
-
Remova o pino do buraco no centro. Empurre um fio do junco pelo topo da cadeira no buraco, prolongando aproximadamente de 7 cm a 10 cm do junco no buraco. Substitua o pino pelo junco. Empurre a ponta oposta pelo buraco central. Puxe com certa força e prenda com o pino. Puxe o junco para a direita e empurre através do buraco à direita do que fica ao centro. Mantenha o lado de cima do junco no topo. Empurre o junco através do buraco à direita do que está ao centro. Continue fazendo isso até que todo o fio tenha sido usado. Fixe o junco com o pino. Comece com um novo fio. Trabalhe o lado esquerdo da cadeira da mesma forma que o direito.
-
Passe juncos pelo assento da cadeira da direita pra a esquerda. Use as mesmas sequências do passo anterior, passando os fios da frente para trás, de modo que os fios da direita para esquerda fiquem em cima dos de frente para trás.
-
Adicione outra trama de trás para frente ao assento da cadeira usando os mesmo buracos da primeira trama. Algumas pessoas tecem os fios passando pelo topo da primeira trama, mantendo a segunda de trás para frente um pouco para a direita da primeira. Outras tecem o segundo fio que vai de trás para frente da trama por cima e por baixo da que vai da direita para a esquerda.
-
Teça uma segunda camada da direita para a esquerda. Utilize os mesmos buracos que foram usados na primeira camada do mesmo tipo. Teça em cima dos juncos que vêm de frente para trás embaixo dos que estão de trás para frente.
-
Crie um padrão aberto com uma trama diagonal. Empurre um fio de junco para baixo através dos buracos na parte direita de trás da cadeira. Teça sobre dois fios e embaixo de dois fios, trabalhando em direção ao buraco do canto na parte esquerda da frente do assento. Empurre um fio de junco através do buraco da esquerda na parde direita de trás da cadeira onde a tecelagem começou. Termine a trama de forma apropriada.
-
Teça outra trama diagonal. Essa última trama começa do canto de trás à esquerda e segue para o canto direito frontal. Trabalhe da mesma forma da trama anterior. Vire a cadeira para baixo e corte todas os fios que sobram do junco, fazendo laços de 7 cm a 10 cm de junco embaixo do fio que passa de um buraco a outro. Faça vários laços em volta desse fio. Corte a marca final.
Tecendo
Dicas
- Diâmetro dos buracos nas cadeiras e o espaço entre eles:
- Comum: 0,8 cm -- 2,2 cm
- Médio: 0,6 cm -- 2 cm
- Bom : 0,5 cm -- 1,6 cm
- "Fine-fine": 0,6 cm -- 1,3 cm
- "Superfine": 0,6 cm -- 1 cm
- Encere a cadeira com cera para maior duração de uso e para facilitar a limpeza.
Aviso
- Não puxe com muita força o fio enquanto estiver tecendo. O junco encolhe e endurece à medida que seca. Se ficar muito seco enquanto você trabalha, molhe uma esponja ou pano na água e passe no junco. Isso é de extrema importância antes de cortar as pontas dos fios para garantir um laço apertado.
O que você precisa
- Alicate ponta fina
- Tee (pinos usados sob a bola de golfe) ou palitos pontiagudos
- Prendedores de roupa
- Faca
- Régua
- Picador de gelo
- Glicerina
- Água
- Panela
- Junco sintético
- Rolo de junco sintético