Técnicas para ajudar as crianças a lidar com a frustração

Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 10 Poderia 2021
Data De Atualização: 6 Poderia 2024
Anonim
Técnicas para ajudar as crianças a lidar com a frustração - Artigos
Técnicas para ajudar as crianças a lidar com a frustração - Artigos

Contente

Ninguém pode escapar das frustrações, nem as crianças. As crianças pequenas parecem se frustrar mais devido à falta de habilidade para lidar com as situações e vocabulário limitado para expressá-las. Elas tendem a demonstrar com atos sua frustração, em vez de conversar sobre como se sentem. Pais e professores podem desenvolver técnicas para ajudá-las a lidar com os sentimentos negativos que estejam experimentando, podendo assim retornar ao seu estado de humor natural.


Criança frustrada não significa, necessariamente, pais frustrados (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Ensine sobre os sentimentos

Ensine seu filho a identificar os sentimentos dele além da tristeza, alegria e raiva. Explique sobre os sentimentos mais complexos, como frustração e ciúmes. Descreva esses sentimentos como mais fáceis ou mais difíceis de lidar do os que ela já está acostumada, dependendo da situação. Use imagens com fotos de pessoas fazendo as expressões faciais das emoções, ou peça a ela que desenhe por si própria as emoções que você pedir. Ensinar a criança a identificar as emoções é um passo importante do processo, pois a ajudará entender como está se sentindo e o que precisa fazer para aliviar o sentimento.


Exercícios de respiração

Ensine a criança a respirar profundamente cada vez que se sentir frustrada. A respiração profunda acalma o corpo, eliminando quaisquer estresses e frustrações que estejam sendo experimentadas. Diga a criança para inspirar profundamente, segurar por três segundos e soltar lentamente. Peça para continuar o procedimento algumas vezes ou até se acalmar.

Atividade física

Faça com que a criança se movimente de uma forma positiva para liberar a energia da frustração, como por exemplo caminhar, atirar uma bola ou pular corda. Ela pode ser encorajada a falar sobre seus sentimentos se tiver uma ferramenta para se "esconder", um mecanismo de defesa que a faça sentir segura o suficiente para expressar os sentimentos. A atividade física permite a saída da energia negativa que vem com a frustração, então faça uma lista de tarefas ou atividades que a criança gosta para quando o nível de frustração aumentar.


Saco de ferramentas para lidar com a frustração

Crie uma caixa com ferramentas de superação, que sua criança possa usar quando a frustração aparecer. Coisas que irão acalmá-la, como colorir desenhos, massinha de modelar, brinquedos ou jogos especiais, bola para alívio de estresse e outros itens que ela considere relaxantes. Mantenha a caixa em um lugar seguro para ser usada somente quando necessário, para que as técnicas não percam o efeito.