Contente
Quando um pianista tem uma boa técnica de teclado, pode ser considerado um perito em tudo o que vai desde os fundamentos de tocar piano até os conceitos mais avançados de teoria musical. Uma boa técnica de piano não se refere apenas ao fato de ser capaz de estar sentado frente a um piano e tocar as notas de forma correta; é o resultado de anos de estudo e uma adequada compreensão dos elementos físicos e mentais necessários para se tornar um pianista hábil. Tocar o piano pode ser criativamente desafiador e gratificante, mas, para tornar-se proficiente, você deve desenvolver uma técnica forte de teclado.
Desenvolva e pratique as técnicas adequadas de piano para tornar-se um músico extraordinário (piano keyboard iii image by Hao Wang from Fotolia.com)
Fundamentos da técnica
Concentre-se na postura adequada de sentar-se e na apropriada posição de mãos no início da prática. É fácil para quem está começando no piano adquirir o hábito de usar os dedos errados para alcançar as notas, segurar as mãos de forma incorreta ou sentar-se com desleixo em vez de manter a coluna ereta. Todos estes maus hábitos desenvolvidos no início são difíceis de eliminar, e podem levar a uma técnica desleixada e ineficiente de tocar piano. Qualquer método inicial de piano estará focado sobre estes aspectos na forma de tocar, antes mesmo de entrar em outros elementos da técnica do piano. Trabalhe nestas técnicas básicas antes de tentar dominar suas técnicas musicais.
Técnicas na prática
Pratique tocar o piano de forma regular. Suas sessões de prática devem incluir uma combinação equilibrada de exercícios de leitura à primeira vista e exercícios gerais. Existem várias técnicas práticas projetadas para lhe ajudar a obter o máximo de suas sessões. Usar um metrônomo é uma delas. Um metrônomo pode ajudar a aperfeiçoar sua percepção de tempo. Outra excelente técnica prática consiste em tocar partituras musicais adequadas ao seu nível de habilidade em tantos gêneros musicais quanto possível. Tocar diferentes tipos de músicas lhe força a usar diferentes habilidades e técnicas, que lhe ajudarão a desenvolver-se como um pianista.
Técnica e estilo
Exercite sua técnica a cada vez em que tocar. Isso ajudará a desenvolver seu próprio estilo. Ter boa técnica de piano não significa que você deve tocar de forma mecânica. A diferença entre um pianista qualificado e um medíocre está no nível da técnica e habilidade com que essa técnica é empregada. Aprender e usar sempre uma técnica de teclado adequada mostrará eventualmente o nível de habilidade que você exibe ao tocar.