Contente
Na fotografia, uma área superexposta é conhecida como "estouro". Isto significa que uma área da foto era demasiadamente brilhante para as configurações de exposição da câmera. Como resultado, a superfície torna-se plana, branca, sem cor ou textura. Normalmente, os brancos estourados aparecem nas áreas claras de uma fotografia, como a pele de uma pessoa, que refletem a luz solar. Uma pequena superexposição pode ser corrigida no Adobe Photoshop com apenas algumas ferramentas, mas áreas muito estouradas podem exigir que se pinte sobre a área afetada.
Instruções
-
Abra a fotografia que quer corrigir no Photoshop clicando no menu Arquivo e escolhendo "Abrir". Localize a imagem na janela do explorer, clique sobre ela e pressione "Abrir".
-
Duplique a camada do plano de fundo clicando nele no painel Camadas e arrastando-o para o botão "Criar uma nova camada".
-
Clique no menu "Modo de mesclagem" e escolha a opção "Multiplicação". Isso irá escurecer uniformemente as luzes de sua imagem, resolvendo o problema das áreas estouradas.
-
Selecione a ferramenta conta-gotas e clique em uma área da fotografia, ao lado da área estourada. Isso irá escolher a cor para ser pintada na superexposição.
-
Crie uma nova camada clicando no botão "Criar uma nova camada". Selecione o modo de mesclagem na opção "Cor" a partir do menu.
-
Selecione a ferramenta Pincel e clique e arraste o cursor sobre os brancos estourados. Como o modo de mesclagem dessa camada é definido como "Cor", o Photoshop irá manter a textura, luzes e sombras da área superexposta, mas vai substituir os brancos estourados por uma cor mais natural.
-
Clique na ferramenta Esponja e arraste o cursor sobre as áreas superexpostas para "dessaturar" (remover a cor) ligeiramente. Isso vai deixar a cor que você adicionou na fotografia com uma aparência mais natural.
Dicas
- As grandes áreas de superexposição são muito difíceis de corrigir de forma natural. As pequenas áreas de brancos estourados podem ocorrer não importa o quão preciso sejam definidos os ajustes de exposição e são fáceis de corrigir, mas uma foto totalmente superexposta provavelmente não será recuperada.