Contente
Os circuitos do lavador de para-brisas funcionam em conjunto com os limpadores. Um motor magnético permanente não reversível controla a bomba do lavador. O motor elétrico é controlado por um conjunto de contatos no interruptor do limpador. Este interruptor está localizado na coluna do lado do motorista ou em um botão do painel. Em ambos os casos, o procedimento para testes é o mesmo. Eis como funciona.
Instruções
-
Primeiramente, localize o motor elétrico do limpador. Ele costuma localizar-se no compartimento do motor de combustível normalmente na barreira de proteção. Se você tiver dificuldade em encontrá-lo, consulte o manual do proprietário de seu veículo.
-
Certifique-se que o motor elétrico e as palhetas do limpador estejam livres de obstruções, como detritos de estrada, insetos e folhas. Caso estes acessórios não possam mover-se por conta de detritos, não acione o circuito até que eles sejam retirados. As obstruções provocarão uma sobrecarga que danificará a afiação, o motor elétrico do limpador e os fusíveis.
-
Verifique o manual de serviço do ano e modelo do carro para determinar o tipo de motor do limpador que seu veículo possui. Alguns motores elétricos operam apenas quando a ignição é ligada. Outros operam por meio de transmissores e estão sempre quentes. Utilize seu multímetro para verificar a energia no terminal do motor do limpador. Encoste o fio terra do multímetro em um fonte sólida, como o motor de combustível. Encoste o fio positivo ao terminal positivo do motor. Se não houver energia no motor do limpador, verifique se há fusíveis queimados ou fiação danificada.
-
Conserte qualquer fio danificado utilizando uma ferramenta de emenda e fios de conexão. Localize a caixa de fusíveis e retire sua tampa. Veja a padronização de fusíveis indicada na tampa e localize o fusível do limpador. Teste o fusível com seu testador de 12 v. Prenda o fio terra a uma fonte sólida e encoste o fio positivo em cada lado do fusível. Se a luz do testador acender, quer dizer que o fusível está bom. Mas, se a luz do testador acender em apenas um lado do fusível, você terá de trocá-lo. Utilize um alicate de bico para retirar o fusível danificado e instalar um novo. Recoloque a tampa da caixa de fusíveis e siga para o próximo passo.
-
O tipo do motor elétrico do limpador é geralmente não reversível e fica localizado no estojo do motor. Inspecione visualmente os parafusos de montagem. Verifique se há ferrugem e corrosão. Se houver, substitua-os por novos. Eles podem ser comprados em lojas de auto peças ou em revendedores. Use a chave inglesa para certificar-se que os parafusos estão bem fixados à barreira de proteção.
-
Ligue a ignição. Utilize o multímetro para verificar a queda de tensão desde o motor elétrico do limpador até sua fonte. Uma queda de tensão menor que 0,5 v é aceitável. Mas, se a queda for maior, verifique visualmente se o circuito possui conexões fracas. Se o circuito terra estiver sujeito à corrosão, use um jumper para conectar o estojo do motor a uma fonte sólida. Se o motor do limpador funcionar com o jumper conectado, o circuito terra estará com defeito. Substitua os parafusos ou a fiação com defeito quando necessário.
-
Se a fonte de energia e o aterramento do circuito estiverem bons, o próprio motor elétrico estará com defeito. Este tipo de motor não pode ser consertado e terá de ser trocado. Você poderá encontrá-lo em lojas de auto peças ou em revendedores. Consulte o manual de serviços sobre os procedimentos de retirada e de troca.
Testando o motor do limpador
Dicas
- Não utilize o testador de 12 v para examinar os fios conectados ao motor elétrico do limpador, pois ele pode sobrecarregar o circuito e danificar outros componentes. Utilize o multímetro para verificar os circuitos.
O que você precisa
- Fio de emenda/conector
- Chave inglesa
- Testador de 12v
- Ohmímetro de voltagem digital
- Fio conector (quando necessário)
- Alicates de pico
- Fio de diagrama
- Capa para parachoque
- Lanterna
- Espelho de inspeção