Contente
Espinhos são ramos ou hastes modificadas cobertos com pontas afiadas. Os arbustos espinhosos podem ser decíduos ou perenes e alcançam de 30 cm a 6 m de altura. Esse tipo de arbusto tem uma longa história como cercas de proteção. Fazendeiros e jardineiros usam essas plantas para afastar animais das plantações. Algumas pessoas as plantam perto das janelas ou ao redor das casas, para impedir entrada de assaltantes.
Os espinhos crescem em muitos tipos de roseiras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Framboesa
A framboesa (Rubus neveus) é um membro da família Rosaceae. Nativa do sul da Ásia alcança largura de 3 m e altura de 5 m. Ela possui caules verdes flexíveis, cobertos com espinhos em forma de ganchos. As folhas de 10 cm a 20 cm possui espinhos ao longo de sua superfície inferior. Esse arbusto produz frutos doces que tornam-se roxo escuros quando amadurecem. Ela desenvolve-se bem em solos bem drenados e requer poda sazonal.
Rosa "Fair Bianca"
A Rosa ausca "Fair Bianca" é um arbusto resistente, decíduo e perenifólio. Ela alcança alturas de 90 cm a 1 m com 60 cm de largura. O caule dessa roseira é estreito com espinhos afiados. Da primavera ao verão, a "Fair Bianca" produz grandes e belas rosa brancas inglesas. As flores duplas possuem o formato de um pires e forte perfume. Elas possuem valor ornamental em jardins e calçadas.
Amora-preta
A amora-preta (Rubus enslenii) é um arbusto lenhoso perene da família Rosacea. Esta nativa do Texas desenvolve-se em vários tipos de solo e é encontrada ao longo de estradas, cercas e matas. É um arbusto de formação baixa com caule coberto por espinhos. Seus espinhos voltados para trás são associados à uma cerda vermelha pontuda. As folhas pilosas têm formato de estrela com a borda serrilhada e os frutos têm aproximadamente 2 cm de diâmetro. Ela produz flores brancas no fim da primavera e começo do verão.
Pilriteiro
O pilriteiro (Crataegus douglasii) é um arbusto indígena, espinhoso e decíduo do norte e oeste da América do Norte. Este arbusto compacto alcança 9 m de altura, classificando-os como pequenas árvores. As longas folhas têm de 2 cm a 10 cm, são simples, com arranjo alternado e formato oval. A casca do pilriteiro tem aparência fina e com escamas. Os ramos têm cor marrom-avermelhada e espinhos pequenos e duros. Ele produz frutos roxo escuros comestíveis e flores brancas com centro verde.