Contente
Cobras são répteis sem pernas que se propulsionam para a frente ou para os lados deslizando seus corpos em movimentos laterais, e a maioria delas habita no solo ou em árvores, embora alguns tipos vivam no oceano ou em lagos e lagoas de água fresca. Elas se alimentam de outros répteis, pássaros e pequenos mamíferos, e podem ser ovíparas, o que significa que botam ovos, ou ovovivíparas, que incubam os seus ovos internamente antes de dar à luz sua cria. Uma destas características predomina, mas há exceções em algumas famílias.
Existem cobras ovíparas e ovovivíparas (snake image by Dennis Carrigan from Fotolia.com)
Colubrídeos (colubridae)
Geralmente a família dos colubrídeos consiste em ovíparos, embora exista uma exceção: a cobra garter. Elas vivem em habitats diferentes e inclusive como animais de estimação. Durante o verão, as fêmeas dão à luz números que vão de poucas a algumas dezenas de cobras e, como vivem em climas temperados e são expostas a baixas temperaturas, as cobras garter retêm os seus ovos e os mantêm incubados, de modo que os filhotes se desenvolvam adequadamente antes de nascerem.
As cobras garter são uma exceção à regra da família dos colubrídeos (Slithery Snake image by J3TPhotos from Fotolia.com)Boídeos (boidae)
A família das boídeos se divide em duas categorias baseadas em seu método reprodutivo: boa e píton. O ambiente pode desempenhar um papel significativo para cobras ovíparas ou ovovivíparas. As cobras píton vivem principalmente em regiões tropicais e, devido à temperatura morna de seus corpos, não existe motivo para que os ovos sejam retidos. As cobras boa, no entanto, são encontradas bem ao sul ou bem ao norte dos trópicos e, por este motivo, são mais propensas a reterem os seus ovos antes de darem à luz. Crias de boa nascem em suaves membranas de onde se livram imediatamente.
As jibóias retêm os seus ovos antes de dar à luz seus filhotes envolvidos por membranas (boa image by Christophe Fouquin from Fotolia.com)
Víboras (viperidae)
As víboras são geralmente ovovivíparas, e a família viperidae inclui espécies como as cobras-cipó e a cascavel. Estas ovovivíparas podem carregar seus ovos em seus estômagos por até um ano e, no período de gestação, as víboras não podem se alimentar e têm dificuldades para se protegerem de predadores. Os filhotes nascem geralmente sem bolsas de mucosa e são livres para se movimentarem logo após o nascimento.
As cascavéis são ovovivíparas como a maioria das víboras (Klapperschlange image by bbroianigo from Fotolia.com)