Tipos de polinização

Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Tipos de polinização - Artigos
Tipos de polinização - Artigos

Contente

Flores não produzirão sementes sem a polinização. A polinização de uma flor requer a interação com um hospedeiro de forças externas àquelas que afetam a propagação da planta. A transferência ocorre entre cones em pinheiros e outras gimnospermas. As plantas podem se auto polinizar, ou fazer uma polinização cruzada.


As flores são polinizadas de maneiras diferentes (flower office flower image by Pali A from Fotolia.com)

Significado

A polinização é a transferência de grãos de pólen de uma flor para o estigma de outra, geralmente em uma planta diferente. Este processo possibilita a reprodução de gerações futuras de plantas. A transferência resulta na produção de sementes.

Auto polinização

As plantas geralmente precisam se polinizar cruzadamente. Entretanto, algumas espécies de plantas são capazes de se auto polinizarem. Este processo é chamado de autogamia. Uma planta que o realiza transmite uma réplica exata do histórico de genes às filhas. Algumas plantas realizam este processo por necessidade, devido ao local que habitam. Dentre as plantas que se auto polinizam, estão o amendoim, tomates e morangos.


Polinização cruzada

A polinização cruzada (singamia) se refere a transferência de pólen entre plantas diferentes da mesma espécie. Este tipo de polinização ocorre com maior frequência na natureza, com o U.S. Forest Service estimando que cerca de 80% de todas as plantas que florescem são polinizadas de forma cruzada. Este processo ocorre quando um inseto ou animal move pequenos pedaços de pólen da parte feminina até a masculina de duas flores diferentes. Isto ocorre pelas circunstâncias mais comuns de um inseto encostar em uma flor. O pólen adere às pernas ou asas e é transportado para outra flor. A polinização cruzada cria gerações futuras fortes, com diversidade genética aumentada.

Polinização pela água

Este tipo de polinização pode ocorrer entre plantas aquáticas. Este processo, chamado de hidrofilia, envolve a transferência de pólen por uma fonte de água. O pólen flutua na superfície de um lago para a transmissão para uma flor distante. Algas se polinizam desta maneira.


Polinização pelo vento

Uma rajada de vento pode transportar grãos de pólen para outra planta da mesma espécie. Este tipo de polinização ocorre tipicamente em plantas que não produzem flores, como coníferas. Flores que são polinizadas pelo vento tendem a ter muito pouco cheiro e não produzem néctar. Entretanto, estas plantas possuem estigmas alongados que se estendem acima de uma planta para pegar os grãos de pólen soprados pelo vento.