Contente
Prensas hidráulicas são utilizadas em diversas aplicações, como entalhar, triturar, apertar, limpar, gravação em relevo, estampagem, empilhar e cortar. Existem alguns tipos no mercado. Cada prensa hidráulica diferente oferece características diversas tornando-as ideais para uma série de aplicações. Prensas hidráulicas operam sob líquidos incompressíveis pressurizados e são capazes de produzir milhares de quilos de força. Operar uma dessas máquinas pode ser extremamente perigoso e trabalhadores não qualificados e não treinados nunca devem tentar operá-las.
Informação sobre prensas hidráulicas (hydraulic machine image by Heng kong Chen from Fotolia.com)
Prensas elétricas
Prensas elétricas são mais frequentemente utilizadas em grandes ambientes industriais, onde máquinas e equipamentos pesados são usadas. Atualmente, existem dois tipos diferentes de prensas incluindo as com embreagem de revolução completa e com embreagem de revolução incompleta. Em uma prensa de revolução completa, a embreagem não pode ser interrompida até que o virabrequim tenha feito uma revolução completa. Em uma prensa de revolução incompleta, a embreagem pode ser interrompida a qualquer momento durante uma revolução.
Prensas pilares
A prensa hidráulica tipo pilar dá acesso para operador trabalhar em três lados diferentes da máquina. Elas são ideais para aplicações como desenhos profundos, moldagem por injeção vertical, moldagem transversa e moldagem em borracha. Esse tipo de prensa hidráulica é geralmente fabricada para produzir até 1.000 toneladas de pressão. Elas podem ser construídas de modo a permitir a operação eletrica ou manual.
Prensas C-Frame
Prensas hidráulicas C-frame são construídas em um "C". Esse projeto permite espaço maximizado. Essas prensas são projetadas apenas para aplicações individuais, como alisamento e desenho. A maioria das prensas C-frame são projetadas para produzir cerca de 300 toneladas de pressão.
Prensas H-Frame
Prensas hidráulicas H-Frame podem ser utilizadas em várias aplicações, tais como flexão, perfuração, desenho, cunhagem, cravação e aparagem, para citar alguns. Muitas prensas H-frame são projetadas para produzir pressão que atinge 1.500 toneladas.
Prensas de laminação
Prensas hidráulicas de laminação são projetados para operação manual. Dispõem de duas aberturas (placas). Uma placa é utilizada para o aquecimento e a outra para o arrefecimento. Eletricidade ou óleo é usado para aquecer a placa de aquecimento. Ter essas placas torna a laminação de materiais mais rápida. Os polímeros são laminadas em metal e papel nessas prensas. Elas também são usadas para plastificar capas de livros e cartões de identidade.