Contente
A estenose da uretra consiste no estreitamento deste canal, o tubo em que a urina sai da bexiga. Ela pode ser causada por lesões ou uma infecção que deixa para trás tecidos cicatrizados, e raramente ocorre em mulheres. Essa condição pode causar complicações.
É importante tratar a estenose rapidamente, pois ela pode causar complicações (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Sintomas
O sintoma inicial da estenose da uretra costuma ser a redução do fluxo de urina, mas também pode incluir dor ao urinar e jatos irregulares, sendo fracos em um momento e muito fortes em outros. O paciente também pode sentir a necessidade de urinar com mais frequência e uma urgência tão forte que causa incontinência.
Infecções
Como o indivíduo com estenose da uretra, normalmente, não consegue liberar toda a urina da bexiga, ela estará mais sujeita a problemas. Isso pode levar a infecções na bexiga, próstata e rins.
Pedras na bexiga
A estenose uretral pode resultar em pedras na bexiga devido à redução e até à parada do fluxo de urina e, também, por consequência de infecções no trato urinário.
Inflamação
A prostatite crônica (inflamação da próstata), epididimite (inflamação do sistema de dutos que armazena o esperma) e cistite (inflamação da bexiga) são possíveis consequências de estenose uretral.
Abcessos
Uma massa macia (abcesso) pode ocorrer ao longo da uretra. Isso consiste em uma bola de células infectadas e pus, que podem causar mais danos à uretra e tecidos abaixo da bexiga.
Câncer uretral
Segundo a Divisão de Cirurgia Urológica da Universidade de Washington em Saint Louis, nos Estados Unidos, entre um terço e metade dos homens com câncer uretral possuem histórico de estenose.