Contente
- Respiração celular
- Aeróbica e Anaeróbica
- Vinagre, vinho e fermentação
- Respiração humana normal
- Respiração anormal
Quando falar sobre a respiração, você deve ser específico sobre qual tipo está se referindo. A respiração, na pesquisa científica, é geralmente chamada de respiração celular. Já a humana descreve a maneira como uma pessoa respira e seus padrões.
Respiração (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
Respiração celular
Os dois tipos de respiração celular são aeróbica e anaeróbica. A respiração aeróbica acontece na presença ou com a ajuda do oxigênio. A anaeróbica acontece sem a presença ou ajuda dele.
Aeróbica e Anaeróbica
A respiração aeróbica, em um nível molecular básico, facilita o trisfofato de adenosina (ATP) a reproduzir as cadeias de DNA em todas as formas de vida, desde a ameba até as plantas, os animais e os humanos. Essa facilitação é chamada de quimiosmose. A respiração anaeróbica ocorre, não com o propósito de apoiar a vida, mas para a produção de materiais, como por exemplo alimentos para sustentar a vida.
Vinagre, vinho e fermentação
Um exemplo puro da diferença entre as respirações aeróbica e anaeróbica é a fermentação do vinagre e do vinho. A fermentação é geralmente um processo anaeróbico, feito sem a presença do oxigênio. Mas o vinagre é fermentado utilizando o álcool na presença do oxigênio para tirar o álcool e produzir um novo produto alimentar. O vinho, por ouro lado, é formado pelo suco de uvas e/ou outros frutos sendo fermentado nas adegas escuras das vinícolas, longe de qualquer oxigênio.
Respiração humana normal
A respiração humana é a inspiração, ou inalação, de oxigênio e a expiração, ou exalação, de dióxido de carbono. A escala normal para um humano é de 12 a 20 respirações por minuto. Uma taxa abaixo de 12 por minuto é chamada bradicardia, o termo médico para uma respiração lenta. É uma causa para preocupação porque pode ser o sintoma de alguma condição ou doença. Uma taxa acima de 25 por minuto é chamada de taquicardia, o termo médico para uma respiração rápida e superficial, e também é causa para preocupação já que pode ser um sintomas de um problema subjacente.
Respiração anormal
Outras formas de respiração humana anormal são dispneia, apneia, superficial e de Cheynes-Stokes. A dispneia é a respiração difícil ou trabalhosa. A apneia é outro termo para a ausência de respiração e comumente ocorre durante o sono das pessoas que roncam. Ela é uma condição perigosa que deve ser monitorada de perto por um médico. A respiração superficial é aquela que enche os pulmões somente parcialmente. A Cheynes-Stokes é um período de dispneia seguido por períodos de apneia. Os trabalhadores de hospícios estão familiarizados com esse tipo de respiração já que ela é comum em pacientes pouco antes de que eles expirem.