Contente
Parvo é uma doença viral que afeta principalmente os filhotes. Ela ataca e mata as células saudáveis da parede intestinal, provocando diarreia, supressão das células brancas do sangue e vômitos. Os tratamentos comuns para parvo são subcutâneo-fluidos, intra-venal e antibióticos. Porém, nos últimos anos, os tratamentos utilizados em seres humanos têm sido eficazes filhotes de cachorro com parvo.
O Tamiflu é utilizado para tratar parvo (dog image by Bobi from Fotolia.com)
Descrição
Tamiflu é um medicamento antiviral humano utilizado no tratamento de parvo em cães. É um inibidor de neuraminidase ativo que impede a libertação das partículas virais a partir de células que estão infectadas por bactérias. O fosfato de oseltamivir, ingrediente ativo do Tamiflu, ataca o parvo e evita a sua propagação.
Eficácia
Os filhotes de cachorro com sintomas crônicos de parvo podem não reagir aos tratamentos de Tamiflu. O medicamento somente é eficaz quando administrado durante as fases iniciais da doença. Dessa forma, quanto mais cedo um veterinário começar o tratamento para o seu cão, melhor será o prognóstico. Seus efeitos em filhotes com parvo não foram formalmente pesquisados, portanto, uma medida definitiva de eficácia ainda não está disponível. Existem apenas indicações de canis e veterinários que têm efetivamente utilizado o tratamento.
Dosagem
Tamiflu está disponível como uma suspensão oral em forma de cápsula e em pó. Seu veterinário deve prescrever e recomendar a dose adequada para o seu cão. Administre a medicação para o seu cão por via oral, duas vezes ao dia, por cinco dias.
Efeitos colaterais
Não há efeitos colaterais relatados em relação aos tratamentos de Tamiflu para os cães, no entanto, existem efeitos colaterais humanos, tais como dificuldade em respirar, erupção cutânea, vômitos, tosse e dificuldade para dormir. Caso você esteja dando esse medicamento ao seu cachorro e note alguns desses efeitos, consulte seu veterinário.
Precauções
Administre Tamiflu com comida, caso você observe que o seu cachorro tenha uma dor no estômago devido à medicação. Além disso, o remédio dura apenas 10 dias, portanto descarte qualquer produto residual após esse tempo.