Contente
Uma das bases mais largamente usadas na química é o hidróxido de sódio (NaOH). Ele tipicamente se apresenta como um sólido branco e é altamente solúvel em água. Uma função primária desse composto é a de neutralizar ácidos, mas ele também é usado para fazer sabão, água potável e papel. Como o hidróxido de sódio é altamente cáustico, é necessário um cuidado extremo ao manuseá-lo, pois o usuário pode sofrer uma queimadura química.
Exposição aguda
O contato dérmico com o hidróxido de sódio pode tomar várias formas diferentes, dependendo da força da solução. As soluções de 25 a 50% de concentração produzirão uma queimadura imediata. As que têm concentração menor podem levar até várias horas antes que uma queimadura ocorra. Caso sofra uma queimadura química por hidróxido de sódio, procure tratamento médico imediatamente, preferivelmente em um hospital.
Cuidado pré-hospitalar
A primeira coisa a ser feita é sair da área de respingo. Se não puder se mover, grite por ajuda. Uma vez que esteja em uma área segura, retire qualquer produto químico sólido do seu corpo, mas apenas faça isso com outro objeto ou enquanto usa vestimentas de proteção. Tente manter o produto em uma área separada e confinada. Deve-se então retirar qualquer roupa que foi contaminada e lavar vigorosamente com água qualquer área de pele infectada, por pelo menos quinze minutos.
Se você acha que seus olhos foram infectados, lave-os com água limpa ou soro por, pelo menos, trinta minutos. Caso use lentes de contato, retire-as, a não ser que fazer isso machuque ainda mais seus olhos.
Retire sua roupa infectada e coloque-a em algum tipo de recipiente seguro, como uma bolsa. Caso não seja possível dirigir até o hospital, procure ajuda. Se ninguém puder ajudá-lo, encontre um telefone e chame uma ambulância.
Cuidado hospitalar
Ao chegar no hospital, vá direto até a entrada da sala de emergência. Diga à enfermeira responsável que você sofreu uma queimadura por hidróxido de sódio e peça para ser levado diretamente para a ala de queimaduras. Informe a equipe médica sobre qualquer informação pertinente, como a força da solução de NaOH e o tempo de exposição.
Não existe antídoto para o hidróxido de sódio em si e não existe nenhum teste de laboratório que dirá se você infectou outras partes do corpo, como seus pulmões. Entretanto, testes laboratoriais gerais podem ser feitos, para determinarem se os órgãos foram danificados. A equipe médica no hospital deve encaminhá-lo para seu médico regular, para consultas de acompanhamento.