Contente
Verrugas na garganta, também conhecidas como verrugas ano-genitais, são causadas pelo vírus do papiloma humano ou vírus HPV. Esse vírus é contraído através de contato sexual com alguém que seja portador dele e que pode causar verrugas genitais, assim como verrugas ano-genitais, essas que podem aparecer em outras partes do corpo além dos genitais, incluindo a garganta. Normalmente, as verrugas são causadas pelo sexo oral com alguém que tem o vírus HPV.
Tratando verrugas na garganta
Como identificar as verrugas de garganta
Elas tem uma aparência esbranquiçada e se parecem com pequenos pedaços de couve-flor na parte de trás da garganta. As verrugas também podem aparecer na boca, bochechas ou nos lábios, podendo coçar, causar dor ou desconforto. Remédios caseiros para aliviar a dor ou coceira das verrugas incluem gargarejo com água e sal, beber bebidas quentes ou frias e comer alimentos leves, como pudim e sopa. Não há cura para o vírus HPV, por isso mesmo que as verrugas sejam removidas, elas podem acabar voltando depois. Em muitos casos, elas somem sozinhas quando o surto acaba, mas se forem muito desconfortáveis ou estejam impedindo a sua capacidade de comer ou falar, você deve ir à um médico para removê-las.
Tratamento a laser
Um dermatologista, clínico geral ou otorrino pode remover as verrugas usando o tratamento a laser. Esse tipo de tratamento é mais frequentemente usado quando as verrugas ficam muito dolorosas para fazer atividades normais ou se elas não somem após duas semanas. O médico irá posicionar um pequeno laser dentro de sua garganta com a ajuda de um abridor de boca para mante-la aberta. Você precisará manter a boca parada durante este procedimento, que deve levar de 10 a e 15 minutos, dependendo da gravidade do surto.
Tratamento com nitrogênio líquido
Se houver menos de cinco verrugas em sua boca, o médico pode remove-las usando nitrogênio líquido. O nitrogênio líquido é colocado sobre um cotonete comprido que é cuidadosamente posicionado contra cada verruga no fundo da garganta durante vários segundos. Isto irá congelar a verruga e fazê-la se desintegrar ao longo dos próximos dias. O processo tende a ser mais barato do que o tratamento a laser, o que é melhor quando há um surto grave de verrugas na garganta.