Contente
- Diversidade dos escorpiões
- Caçando e se alimentando
- Veneno do escorpião
- Remédios caseiros
- Centruroides sculpturatus
Há mais de 90 espécies diferentes de escorpiões nos Estados Unidos e eles não mordem — eles ferroam. O escorpião é um aracnídeo, parente das aranhas e carrega um veneno em um bulbo no final de seu longo rabo. Eles são noturnos e são comumente encontrados em lugares áridos. Uma ferroada de escorpião resulta em dor, coceira, inchaço ou sensibilidade. A maioria das ferroadas ocorre nas mãos ou pés.
O escorpião é um aracnídeo. Sua ferroada doi, mas raramente é fatal (scorpion image by Dominique Dumont from Fotolia.com)
Diversidade dos escorpiões
Há pelo menos 1.400 espécies de escorpiões pelo mundo todo de acordo com uma pesquisa realizada pela University of Arizona. Eles aparecem em muitos habitats, incluindo desertos, pastos, montanhas e cavernas. Eles já foram encontrados até em pedras cobertas por neve no Himalaia. Em termos de descrição física, eles também variam. O escorpião imperador pode chegar a aproximadamente 20 cm de comprimento. O maior escorpião dos Estados Unidos, os gigantes do deserto, medem aproximadamente 12 cm.
Caçando e se alimentando
Escorpiões são extremamente sensíveis a vibrações e é assim que eles detectam sua presa. Eles têm órgãos chamados pentes que ficam no lado de baixo do corpo, o que permite que sintam as vibrações e textura da superfície. Suas patas peludas também permitem que sintam as vibrações. Eles são predadores que emboscam, atacando quando a presa entra em seu território. Eles se alimentam especialmente de aranhas, insetos, centopeias e outros escorpiões, mas escorpiões menores se alimentam de pequenos lagartos, cobras e ratos.
Veneno do escorpião
O veneno do escorpião é uma mistura de neurotoxinas — venenos que afetam o sistema nervoso da vítima — e outras substâncias. Nos últimos 20 anos não houve relatos de nenhuma fatalidade por ferroadas de escorpiões nos Estados Unidos. Quando a morte de fato ocorre é porque houve um ataque cardíaco após a ferroada. Acredita-se que algumas pessoas têm alergia a escorpiões e podem entrar em anafilaxia ou choque anafilático. Nesses casos raros e como em alergias a abelhas, uma injeção de adrenalina deve ser usada o mais rápido possível.
Remédios caseiros
Para remédios caseiros de ferroadas de escorpiões, lave a ferida com sabão e água. Aplique compressas frias na área para não deixar que o veneno se espalhe. Fique calmo para que o veneno se espalhe mais lentamente. Não beba ou coma nada, já que a ferroada pode causar inchaço ou constrição na garganta. Remédios analgésicos como Aleve ou Motrin podem ajudar, mas narcóticos são proibidos, pois podem suprimir a respiração. Um remédio popular é esfregar o bulbo da Opuntia na ferida. Se seu filho foi ferroado, a visita ao médico é importante, pois crianças e idosos tendem a ser mais sensíveis ao remédio.
Centruroides sculpturatus
Apesar de sua má reputação, apenas uma espécie no oeste dos Estados Unidos, o escorpião Centruroides sculpturatus, pode ser considerado perigoso para humanos. O soro antiofídico está disponível nas salas de emergência do estado do Arizona (onde esses animais são encontrados) pois algumas pessoas precisam de tratamento de emergência assim que são ferroados. A ferroada dele causa dor severa, dormência e formigamento por 24 a 72 horas. Centenas de pessoas no Arizona são ferroadas todo ano por esse pequeno escorpião.