Tratamentos para a foliculite de escalpo

Autor: Joan Hall
Data De Criação: 4 Janeiro 2021
Data De Atualização: 4 Dezembro 2024
Anonim
Foliculite nas nádegas e na virilha: Tratamento simples e barato com esfoliação
Vídeo: Foliculite nas nádegas e na virilha: Tratamento simples e barato com esfoliação

Contente

Qualquer tipo de acne pode ser incomodo, mas a acne no escalpo, mais conhecida como foliculite de escalpo, é totalmente desagradável. Existem muitos tratamentos para controlar a oleosidade do seu cabelo e deixar os folículos capilares e couro cabeludo limpos e saudáveis.


Controle a oleosidade do seu cabelo e couro cabeludo (upiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Tratamento e cuidado capilar

Sempre use água morna ou fria para lavar os cabelos. Água muito quente estimula a produção de oleosidade no couro cabeludo. Para não estimular as glândulas sebáceas, não massageie sua cabeça quando lavar os cabelos e evite escovar ou pentear muito os fios.

Quando apresentar sinais de foliculite no couro cabeludo, lave seus cabelos com frequência com xampu especial (produtos que contenham zinco) e, caso for necessário, use condicionador também especial para cabelos oleosos.

Enquanto durar o quadro de foliculite, utilize xampu com ácido salicílico. Quando desaparecer, volte a usar seu produto habitual. Também é recomendável o uso de xampu anticaspa que contenha agentes fungicidas, como cetoquenasol ou ciclopirox.


Use agentes antibacterianas e fungicidas, como o óleo de chá verde, que limpa o couro cabeludo, removendo a excesso de oleosidade e eliminando bactérias e fungos.

Qualquer tratamento para foliculite pode causar perda de vitaminas e nutrientes. Para evitar que o cabelo se danifique, use, uma vez por semana uma hora antes de lavar os cabelos, uma máscara hidratante intensiva composta por leite de coco, gema de ovo, suco de tomate e mel. Essa preparação mantém controlada a oleosidade e devolve nutrientes e vitaminas aos seus cabelos, deixando-os limpos e saudáveis.

Outros remédios

Comece o tratamento o quanto antes para evitar que o quadro fique mais grave. Uma foliculite capilar pode se transformar em acne necrótica miliaris ou em perifoliculite capitis, que requer tratamento dermatológico especial e pode até precisar de antibióticos, fungicidas e corticoides.

O acido salicílico é um excelente remédio caseiro. Aplique o ácido sobre a área afetada com um algodão. Isso esfoliará o couro cabeludo, eliminando células mortas, dando como resultado um couro cabeludo limpo e sem ardor.


Se o ácido salicílico não melhorar o problema, poderá usar: tópicos com antibióticos (clindamicina ou eritromicina), tópicos ou cremes com esteroides para tratar a inflamação e histamínicos orais.

Em um tratamento para a acne, nunca use peroxido de benzoíla, já que pode irritar o couro cabeludo e clarear seu cabelo.