Contente
Uma das maiores responsabilidades do proprietário de um animal de estimação é zelar pela saúde do seu bichinho. Pequenos cortes e arranhões devem ser tratados para prevenir infecções. Para aqueles que possuem gatos, tratar cortes no focinho pode ser uma tarefa complicada devido à tendência do animal a lambê-lo. Caso seu gato machuque o focinho, trate a ferida rapidamente para ajudar a sará-la completamente.
Cuide corretamente dos cortes e arranhões sofridos por seu gato (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Restringindo os movimentos do animal
Antes de começar a tratar o corte no focinho, você precisa isolar seu gato para assegurar acesso ininterrupto à ferida. Dependendo do temperamento do animal, você pode segurá-lo firmemente, pedir a um amigo para fazer isso enquanto você cuida do ferimento ou prendê-lo com uma coleira para mantê-lo limitado a uma única área.
Interrompendo o sangramento
Use um pano limpo ou papel toalha para interromper o sangramento do corte. Não esfregue a ferida, apenas pressione-a gentilmente. Se o corte estiver sangrando lentamente ou já tiver parado, o ferimento está sarando. Não remova os coágulos de sangue ou o sangramento irá recomeçar.
Examine a ferida
Com o sangramento sob controle, examine a ferida para uma noção exata de sua extensão. Se a laceração tiver mais que 1,5 cm, leve seu gato ao veterinário para suturar a ferida, evitar infecções, acelerar o processo de cura e prevenir cicatrizes.
Pomada antibiótica
Aplique um fina camada de pomada antibiótica. Use pequenas quantidades para o caso de seu gato lamber a ferida. Reaplique no mínimo três vezes ao dia para promover um rápido processo de cura e proteger contra infecções.