Tipos de silhuetas da moda

Autor: Robert Simon
Data De Criação: 18 Junho 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
Por que saber qual o tipo da sua silhueta?
Vídeo: Por que saber qual o tipo da sua silhueta?

Contente

Uma silhueta de moda é a forma que as roupas e as roupas de baixo dão ao corpo nos trajes sociais de um certo período. As formas em voga mudam com o tempo. Muitos períodos na moda feminina até possuem um formato distinto que associamos automaticamente aos trajes daquela década ou época. Aprender a reconhecer silhuetas marcantes pode tornar mais fácil datar modas vintage, fotografias ou filmes, assim como compreender que silhuetas funcionam melhor para o seu corpo.


Silhueta de Melindrosa, anos 1920 (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Silhuetas eduardianas

A silhueta eduardiana costuma ser descrita como uma curva em S. Os espartilhos mudaram nesse período, dando mais espaço à frente do corpo, mas menos dos lados da cintura. A forma geral era de cintura de vespa com um busto monolítico, ou peito de pombo.

Os "Loucos anos 20"

Uma das maiores mudanças nas silhuetas de moda ocorreu nos anos 1920. A cintura de vespa e o visual de matrona da era eduardiana foram substituídos por uma forma retangular limpa, sem definição de busto, cintura ou quadril. Cinturas baixas, tecidos fluidos e busto achatado eram típicos da silhueta dos loucos anos 20.

Glamour e praticidade

As silhuetas dos anos 1930 e 1940 eram relativamente semelhantes. Os ombros eram fortes e havia uma definição clara de cintura tanto em roupas casuais quanto em trajes formais. As roupas se ajustavam mais ao corpo, em parte devido ao racionamento de pano nos anos de guerra. O corpo não era exagerado por essas formas de moda e elas funcionavam bem para qualquer tipo, diferentemente da figura de menino (ou boyish) dos anos 1920.


O "New Look"

O fim da Segunda Guerra Mundial trouxe uma nova silhueta de moda. A cintura do "New Look" era apertada, graças a cintas modeladoras e espartilhos e as saias eram cheias, com anáguas acrescentando volume. O sutiã-bala ou cônico e as blusas justas ou os suéteres completavam esse visual. Essa era a silhueta de moda do estereótipo dos anos 1950.

Silhuetas na moda moderna

Os tubinhos retos celebrizados por Jackie Kennedy representam a silhueta mais familiar dos anos 1960 e os ombros largos dos casacos poderosos lembram a muitos de nós nos anos 1980, mas essas não são as únicas, nem mesmo as principais referências de estilo da época. Embora as revistas de moda dos anos 1960 em diante tenham aclamado ocasionalmente uma silhueta como representativa do ano ou da década, as mudanças no estilo e nas roupas de baixo fizeram a moda mais variável e menos presa a determinadas formas ou silhuetas.