Contente
Lábios rachados podem surgir devido à pouca umidade. Isso se deve a diversos fatores, incluindo condições atmosféricas ou desidratação corporal. Lábios rachados são, também, sintoma de certas alergias e doenças. Se não forem tratados, podem tornar-se dolorosos e desconfortáveis, mas é muito simples tratá-los e previni-los.
Previna os lábios rachados mantendo-os sempre hidratados e cuidados
Está no ar
O clima tem um papel fundamental e contribui para que os lábios se ressequem. Frio, vento e sol secam a pele, e os lábios não são uma exceção. O ar seco dentro de ambientes também podem causar lábios rachados. Se no inverno você usa aquecedor seco, considere o uso de um umidificador também. Aqueles que não têm umidificadores podem ferver uma panela de água no fogão para aumentar a umidade do ar.
Desidratação
Você pode ter lábios rachados devido à desidratação. Para garantir que seu corpo esteja obtendo água suficiente, beba pelo menos oito copos de água por dia. Evitar sal, álcool e cafeína ajuda a prevenir a desidratação também.
Reações alérgicas
Inúmeros sabonetes, loções e cosméticos podem causar lábios rachados. De fato, a pele seca pode ser o resultado de uma alergia e não do clima ou falta de hidratação. Se você acha que certos produtos causam erupções na pele, ressecamento, inchaço ou desconforto em seus lábios, bem como outras áreas de seu corpo, suspenda o uso desses produtos.
Para tratar lábios rachados
A falta de vitaminas também pode causar lábios rachados. Se você não estiver ingerindo suficiente vitamina B-2, também conhecida como riboflavina, isso pode causar o ressecamento da pele. Tente comer alimentos ricos em B-2, como fígado, espinafre, carne vermelha e iogurte.
Evite lamber os lábios. A combinação de saliva e ar seco, vento ou sol causam ressecamento. Os melhores remédios para lábios rachados são os produtos à base de manteiga de cacau e vaselina, vendidos em qualquer farmácia. O uso de hidratante labial ou batom com FPS protege os lábios da exposição ao sol. Além de suavizá-los, eles agem como barreiras e previnem o ressecamento.
Quando ir ao médico
De vez em quando, lábios rachados são sintomas de algo mais sério. Se hidratantes não ajudarem e houver rachamento contínuo, descamação ou sangramento, marque uma consulta com o seu médico. Só ele pode determinar se é uma alergia ou alguma outra doença. O médico também poderá prescrever um creme calmante ou uma pomada.