Contente
Ferimentos na cabeça tendem a sangrar muito mais do que as feridas de outras partes do corpo, uma vez que existem vários vasos sanguíneos na cabeça entre o couro cabeludo e da pele. É possível parar o sangramento e tratar o ferimento na cabeça em casa, se a ferida for superficial e sem outras complicações surgirem.
Instruções
Cuidar de ferimentos na cabeça é simples, mas requer atenção rápida (pancement image by Laetitia Bouaziz from Fotolia.com)-
Encoraje a pessoa ferida para se deitar e relaxar. Deixe-a o mais confortável possível, enquanto você trata as suas feridas.
-
Remova qualquer chapéu ou item que estiver próximo à ferida. Observe bem para garantir que a ferida é superficial e não requer atenção médica imediata.
-
Pressione a ferida na cabeça de forma firme, mas suave, utilizando gaze estéril. Se a gaze estéril não estiver disponível, use um pano limpo ou toalha.
-
Mantenha a pressão sobre a ferida durante uns 15 minutos. Não levante a gaze para verificar o estado da ferida. Mantenha a pressão constante, adicionando mais gaze se o sangue for absorvido. Os completos 15 minutos de tempo asseguram que o sangue coagule. Se você levantar a gaze mais cedo, o processo de coagulação é interrompido e a ferida sangra ainda mais.
-
Contate um profissional médico se o sangramento não parar ou diminuir depois de um total de 15 minutos. Mantenha a cabeça um pouco mais elevada do que o coração enquanto você espera por instruções sobre o que fazer em seguida.
-
Observe a pessoa ferida com cuidado depois de tratar a cabeça ferida para ter certeza de que não há lesão, concussão, ou choque duradouros.
Aviso
- Receba atenção médica de emergência se parecer existir uma fratura de crânio ou lesão grave de qualquer espécie na cabeça. Se houver hemorragia ou líquidos claros vindo da boca ou nariz, ligue para o 193 imediatamente.