Contente
Ao contrário da crença popular, ursos polares não são canhotos. Embora essa ideia tenha sido propagada, não há evidência científica que comprove que ursos polares preferem suas patas esquerdas.
Diz-se que ursos polares são canhotos (polar bear image by Earl Robbins from Fotolia.com)
Patas de ursos polares
Os ursos polares têm quadro patas levemente convergentes com cinco dedos, que podem chegar a 30 cm de diâmetro. As patas dianteiras são arredondadas; as traseiras, alongadas, e a sola de cada uma é coberta por um acolchoamento grosso e preto coberto por pelos que ajudam o urso a manter-se firme no gelo sem escorregar. Cada um dos cinco dedos têm uma garra curva que é usada para caçar e também para manter a tração no gelo e na neve.
Os ursos polares têm patas grande que ajudam-no a se mover pelo gelo e neve (polar bear image by martini from Fotolia.com)Mito da pata esquerda
Ao contrário da crença popular de que ursos polares são canhotos, não há pesquisas científicas documentadas que comprovem que a espécie favorece uma pata em detrimento da outra. De acordo com a Polar Bears International, cientistas descobriram que ursos polares tendem a usar as patas direitas e esquerdas igualmente.
Como ursos polares usam suas patas
Os ursos polares usam suas grandes patas para ajudá-los a se locomover por seu habitat. Em terra, suas patas espalham-se para distribuir igualmente o peso enorme de seus corpos. Na água, elas servem como remos ou nadadeiras para ajudá-los na locomoção. As cinco garras afiadas em cada pata servem como armas para ajudar a matar a presa.