Contente
O iodato de potássio, também conhecido como "KiO3", é um oxidante que pode ser quimicamente criado ao se reagir ácido iódico com uma base contendo potássio. Ele geralmente é encontrado na forma de pó cristalino branco e sem cheiro. Em seu estado puro, o iodato de potássio pode ser prejudicial para seres humanos se inalado, engolido ou se entrar em contato com a pele. Embora ele seja considerado perigoso, esse composto químico possui vários usos.
O iodato de potássio geralmente é encontrado na forma de pó branco (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Titulante
O iodato de potássio é usado como um titulante durante o processo de titulação que envolve ácidos clorídricos. Nesse método, um titulante é a substância controlada que se utiliza na determinação de uma quantidade desconhecida de uma certa substância contida em uma solução química. Em termos simples, o iodato de potássio é usado para descobrir a porcentagem ou a concentração de um certo composto químico em uma solução de ácido clorídrico.
Aditivo de fertilizante
A forma original do iodato de potássio é usada como um aditivo em certos fertilizantes para aumentar os níveis de iodo de vegetações herbáceas, que são ingeridas por animais de pasto. Ele não tem a função de restabelecer ou suprir os níveis de iodo ou as necessidades básicas dos animais, já que a vegetação tratada com fertilizantes que contêm o iodato de potássio carrega apenas pequenos traços desse composto. Tais fertilizantes possuem uma proporção de aplicação de 4,3 kg por hectare e devem ser armazenados em uma área fresca, seca e coberta. Além disso, sacos contendo esses produtos devem ser muito bem fechados.
Uso no sal de cozinha
Embora o iodato de potássio possa ser prejudicial para os humanos em sua forma original, ele é comumente utilizado na preparação da versão iodada do sal de cozinha comum. Aproximadamente 76,5% do iodato de potássio é iodo, portanto, ele é borrifado sobre o sal para iodá-lo, sendo que para isso são necessários apenas 60 mg de iodato de potássio para iodar uma tonelada de sal.
Pílula radioativa de emergência
Uma vez que o iodato de potássio contém traços essenciais do elemento iodo, ele também pode ser usado como uma pílula de emergência onde chuvas radioativas acontecem. Tomar uma pílula de iodato de potássio previne que a glândula da tiroide absorva iodo radioativo, reduzindo, então, o risco de câncer nesse local. Essas pílulas são rotuladas especificamente como tabletes antirradiação e não devem ser consumidas a menos que haja algum risco de contaminação radioativa.