Contente
Os cavalos dão muito trabalho. Eles fornecem uma grande alegria e felicidade, mas exigem dedicação e cuidado. Quando o seu cavalo fica ferido, o que certamente acontecerá em algum momento, você terá de tratá-lo. Este artigo lhe dará algumas dicas sobre como tratar uma ferida no boleto de um cavalo.
Instruções
-
Primeiro, você precisa limpar a ferida completamente. Por causa da localização da ferida, ela é propensa a pegar todos os tipos de germes desagradáveis e bactérias. Passe a mangueira com água durante pelo menos 10 minutos ou mais, se necessário, sobre a ferida. Toda a sujeira e linfa devem ser removidas ou amolecidas.
-
Quando a ferida estiver claramente visível, avalie o seu estado. Se puder ver tendões ou ossos, a ferida é uma lesão com risco de vida e o cavalo irá precisar de atenção veterinária imediata. Geralmente, se a ferida só tiver mais do que alguns centímetros de profundidade, você pode tratá-lo sozinho.
-
Se o corte for profundo, será necessário enfaixar. Deixe que a ferida seque. Se estiver sangrando muito, aplique um pouco de pó antisséptico ou outro produto para ajudar a coagular o sangue e o sangramento lento. Quando estancar, aplique uma pomada antisséptica e, em seguida, uma atadura de gaze e uma faixa.
-
Se o corte não for muito profundo, pode ser tratado sem enfaixar. Um spray antisséptico possa ser aplicado diariamente e, com ajuda da hidroterapia, a ferida deve curar bem e rapidamente.
-
Lembre-se que é necessário dar ao seu cavalo uma injeção de antitoxina tetânica sempre que tiver um corte, perfuração ou outro dano dessa natureza.
Dicas
- Sempre entre em contato com um veterinário, se tiver alguma dúvida sobre a gravidade da lesão do seu cavalo.
O que você precisa
- Mangueira
- Antisséptico
- Gase envoltória