Como utilizar calor para matar endósporos

Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 26 Agosto 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
Como utilizar calor para matar endósporos - Artigos
Como utilizar calor para matar endósporos - Artigos

Contente

Um endósporo é um esporo resistente ao calor produzido por bactérias. O Clostridium botulinum (causador do botulismo) e o Bacillus anthracis (causador do antraz) são formadores de endósporos. De acordo com a Community College of Baltimore County, a resistência dos endósporos ao calor vem das proteínas que se ligam ao DNA do endósporo, protegendo-o assim contra o calor. Como os endósporos podem germinar depois de longos períodos de dormência, é essencial matá-los antes que causem doenças.


Instruções

O antraz é causado por uma bactéria formadora de endósporos (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)
  1. Abra a autoclave e remova qualquer material deixado para trás, colocando-o em um saco para resíduos biológicos e jogando o saco na lixeira.

  2. Afrouxe as tampas de quaisquer garrafas que contenham líquidos para garantir que não se estilhacem, antes de inserir qualquer líquido na autoclave. De acordo com Kenneth Todar, PhD, o calor úmido de uma autoclave mata os endósporos por meio da desnaturação (perturbação do formato) de suas proteínas.

  3. Adicione fita para autoclave aos materiais. Essa fita muda de cor para indicar quando o material tiver alcançado a temperatura e a pressão apropriadas para matar os endósporos do Bacillus stearothermophilus. Coloque uma bandeja de metal sob os itens a serem esterilizados, para o caso de derrames.


  4. Ajuste a autoclave para 121 ºC/15 psi por 20 minutos. As autoclaves funcionam em uma relação entre tempo e temperatura, com as temperaturas mais altas geralmente levando menos tempo para matar as bactérias. O tempo de morte térmica (TDT) refere-se ao tempo necessário para matar uma população de bactérias a uma temperatura específica.

  5. Coloque luvas, avental e viseira de proteção térmica antes de remover o material da autoclave, depois que a esterilização estiver completa. Despeje os líquidos no ralo e coloque os sólidos em sacos plásticos para resíduos biológicos e jogue os sacos na lixeira.

  6. Limpe os sifões localizados no fundo da autoclave com água da torneira, esvaziando os resíduos do sifão em um saco para resíduos biológicos (sólidos) ou despejando-os no ralo (líquidos). Enxágue o sifão com água da torneira antes de colocá-lo de volta na autoclave.


Dicas

  • O calor seco, como de um forno, não é tão eficaz para matar endósporos quanto o calor úmido (de uma autoclave). O calor seco é utilizado principalmente para artigos de vidro e objetos de laboratório que não derretem.

Aviso

  • Embora ferver a 100 ºC por dez minutos mate a maioria das células vegetativas, esse não é considerado um método confiável para matar endósporos. De acordo com a Prince George’s Community College, alguns endósporos ainda permanecem viáveis após 20 horas de fervura.

O que você precisa

  • Autoclave
  • Sacos para resíduos biológicos
  • Fita para autoclave
  • Luvas, avental e viseira de proteção térmica
  • Água da torneira