Contente
Os fios e cabos têm ficado mais avançados ao longo dos anos, e não são mais usados apenas para fornecer energia ou conectar dois aparelhos. Hoje, a tecnologia requer cabos capazes tanto de realizar tarefas simples, como nos fios telefônicos, quanto as mais complexas, como os usados em redes Gigabit. Para transmissões de rede, o cabo usado geralmente é o UTP.
O cabo UTP é o mais usado para conexões de rede (rg-45 image by Sergey Minaev from Fotolia.com)
Identificação
Os cabos de rede são formados por quatro pares trançados de fios de cobre dentro de um envoltório e são usados para conectar dispositivos em rede. Dois cabos diferentes podem ser usados para esta finalidade: o par trançado com blindagem (STP), "blindado" para não sofrer interferências e o sem blindagem (UTP). Os cabos STP possuem uma blindagem, que consiste numa malha metálica enrolada em cada par, enquanto o UTP não a possui. Os cabos UTP são os mais utilizados, devido à facilidade de manuseio e instalação.
Vantagens
Os cabos UTP são os mais usados para conexões de rede, e são considerados os cabos a base de cobre mais rápidos do mercado. São mais finos — seu diâmetro é de aproximadamente 0,43 cm — e mais baratos que os cabos STP, o que os torna mais acessíveis e de mais fácil instalação. Existem diversas categorias deste cabo, desde a nível 1, que é utilizada para telecomunicações, até a nível 6, para redes Ethernet de altíssima velocidade. Além disso, é o tipo de cabo mais compatível com dispositivos de rede e não requer aterramento.
Desvantagens
Esse tipo de cabo é sensível a interferências oriundas de radiofrequência (RFI) e a ondas eletromagnéticas, como as micro-ondas, e é muito mais propenso a sofrer com ruídos eletrônicos e interferências do que os outros tipos de cabo. Por este motivo, este cabeamento não deve ficar próximo a emissores de microondas e lâmpadas fluorescentes. Além disso, a distância máxima de cabo entre amplificadores de sinal é mais curta neste tipo de cabo, se compararmos com o cabo coaxial ou a fibra ótica, o que faz que ele seja menos eficiente para transmitir sinais através de longas distâncias.