Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de madeira

Autor: Marcus Baldwin
Data De Criação: 13 Junho 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
Fernando Responde: Madeiras e seus Usos
Vídeo: Fernando Responde: Madeiras e seus Usos

Contente

Os dois principais tipos de madeira são as madeiras folhosas e as coníferas. Existem vantagens e desvantagens ao utilizar cada uma delas, e certos projetos, como melhorias domésticas, necessitam de um tipo específico de madeira. É útil saber os diferentes tipos, e suas características antes de decidir qual delas usar em um projeto.


Existem muitas vantagens e desvantagens em utilizar diferentes tipos de madeiras (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Folhosas

Um dos tipos mais comuns de madeiras são as folhosas. Elas são tiradas de árvores assim que perdem suas folhas. Nogueira, carvalho, maple, cerejeira, jacarandá, mogno e teca são alguns dos tipos de madeiras folhosas. Elas tem grãos finos, e são fáceis de se trabalhar.

Coníferas

As coníferas vêm de árvores de folhas perenes ou árvores com frutos em forma de pinha. Pinho, abeto, pinheiro, cicuta e cedro são alguns dos tipos; elas são utilizadas em construção de casas. São leves e fáceis de se trabalhar.

Vantagens e desvantagens do uso de folhosas

As vantagens das folhosas, tipo mogno e nogueira, é a alta durabilidade e habilidade em resistir a empenamento e encolhimento. Elas também possuem diferentes tipos de acabamentos e mancham bem, o que possibilita o seu uso em mobílias e armários. Essas madeiras são também resistentes à umidade e são boas para revestimento de piso, devido a sua imensa força.


Algumas das desvantagens das folhosas é a mudança de cor quando exposta à luz, como a madeira de cerejeira, e têm uma fragrância distinta, como o jacarandá. Algumas precisam de bastante polimento, e outras são tão duras que é preciso furar um buraco antes que se possa colocar parafusos.

Vantagens e desvantagens do uso de coníferas

As coníferas, como o pinheiro e o abeto, têm textura uniforme e baixa resistência à degradação, o que fazem boas para mobília, janelas e cercas. Outras, como a cicuta, servem bem em máquinas, e são usadas principalmente em construções. Além disso, elas são fáceis para se esculpir, e podem ser usadas para trabalhos mais finos. A desvantagem de usar coníferas, é que elas absorvem muito umidade, e não são tão estáveis quanto as folhosas.