Contente
Quando se tem um resfriado forte ou uma gripe, além de uma congestão nasal forte, pode-se sentir também "vibração nos ouvidos", uma sensação de palpitação, batimento ou martelamento em um ou ambos os tímpanos. Você também pode sentir pressão nos ouvidos e tudo ao seu redor pode soar como se estivesse debaixo da água.
Orelha externa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Identificação
Quando você tem um resfriado forte ou alergias, as passagens das suas cavidades nasais enchem, causando assim a congestão nasal que pode também afetar seus ouvidos, particularmente suas tubas auditivas, de acordo com o artigo Hearing Loss News & Reviews sobre infecções auditivas.
Tubas de Eustáquio
As tubas auditivas são passagens pequenas e tubulares que conectam a parte média da orelha à nasofaringe. Elas ajudam a equalizar a pressão do ar nas orelhas, quando engolimos, bocejamos e mastigamos, permitindo também que qualquer fluido acumulado atrás do tímpano possa ser drenado para os seios nasais.
Efeitos
Um dos efeitos da congestão nasal é o aumento da pressão do ar, que impede os fluidos de serem drenados, levando à disfunção da tuba auditiva, condição na qual os canais auditivos não funcionam apropriadamente. De acordo com o site Sinus Infection Help, a congestão e a infecção nasal contribuem para a disfunção da tuba auditiva.
Sintomas
Os sintomas da disfunção da tuba auditiva, de acordo com Sinus Infection Help, incluem ouvido vibrante (som de batimento ou martelamento), pressão, dor, "sensação de ouvido cheio", zumbido e tontura. Os sintomas e a pressão não são aliviadas com o engolir, bocejar ou mastigar.
Diagnóstico
Se você sentir vibração auditiva com uma congestão nasal, consulte um otorrinolaringologista (ou especialista em orelha, nariz e garganta) imediatamente. Não tente tratar esses problemas sozinho, já que você corre o risco de infeccionar ou prejudicar seu ouvido e audição.