Contente
Existem muitos produtos para acabamento em madeira disponíveis no mercado; entretanto, a cera de abelha é o ingrediente-base natural perfeito. Aplicar um acabamento com cera de abelha em uma madeira virgem a protegerá contra arranhões, desgastes e danos causados pela água, além de garantir brilho natural. Esse tipo de acabamento é barato e fácil de se fazer em casa, e pode ser usado em qualquer tipo de madeira.
Instruções
-
Ferva 500 ml de óleo de linhaça em uma panela e deixe esfriar. Não deixe que o óleo queime, ou isso fará com que o acabamento adquira uma cor escura. Quando começar a ferver, retire do fogo imediatamente.
-
Derreta lentamente 0,5 kg de cera de abelha em banho-maria e retire do fogo. Nunca esquente cera de abelha usando uma panela comum, pois ela pode facilmente pegar fogo quando exposta diretamente à fonte de calor.
-
Adicione o óleo de linhaça à cera derretida e mexa, colocando 500 ml de terebintina. A terebintina sem cheiro é a melhor opção, se puder encontrar.
-
Aplique, aos poucos, uma camada leve do produto usando um pano de algodão macio. Após secar, reaplique se necessário. Após terminar, esfregue a superfície com um pano de lã. É melhor aplicar quando o produto ainda está quente, portanto aqueça novamente a mistura antes do uso.
Dicas
- Ao aplicar o produto em uma madeira que já tenha recebido tratamento antes, remova as camadas antigas de cera com um solvente orgânico, como a terebintina.
- Essa mistura com cera de abelha pode ser usada também para proteger, preservar e restaurar couro.
O que você precisa
- Óleo de linhaça
- Panela
- Cera de abelha
- Banho-maria
- Terebintina
- Pano de algodão macio
- Pano de lã