Contente
Você precisa acelerar a germinação de sementes? Aqui vão alguns métodos usados por especialistas em jardinagem.
Instruções
Acelere o crescimento das sementes (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)-
Raspe a superfície da semente, se ela tiver um revestimento duro (como é encontrado em uma semente de feijão ou ervilha). Você pode fazer isso usando uma faca afiada, um alfinete ou um pedaço de lixa. Se for usar a faca, faça um corte pequeno e raso na ponta mais distante do "olho" da semente. Para uma semente pequena, use um alfinete para fazer um buraco pequeno. Também é possível usar lixa para fazer alguns arranhões na superfície da semente. Todos esses métodos farão com que a água penetre na semente mais rápido, levando a uma germinação mais acelerada.
-
Coloque as sementes em uma vasilha ou panela com água morna. Se você tiver vários tipos de sementes diferentes, use uma caixa de ovos e coloque um pacote de sementes em cada buraco da cartela (não esqueça de marcar os lugares para saber qual semente é qual). A temperatura da água pode ser quente no começo, mas não mais quente do que você consiga aguentar em contato com a pele.
-
Acrescente uma pequena gota de detergente à água, caso deseje acelerar ainda mais o processo. O detergente vai reduzir a tensão superficial da água, permitindo que ela penetre mais rapidamente na semente (o detergente é opcional, já que a absorção funciona mesmo sem ele).
-
Deixe as sementes de molho de um dia para o outro, ou por pelo menos três horas. Quanto mais dura for a casca da semente, mais tempo deve durar o molho.
-
Ao invés de deixar as sementes de molho (ou antes de colocá-las), você pode tentar aquecê-las. Aqueça-as no micro-ondas, usando a potência mais baixa disponível. Use intervalos de 15 segundos de aquecimento com 30 segundos de resfriamento entre eles.
-
Plante as sementes na terra assim que acabar o aquecimento e o molho ou coloque-as dentro de um saquinho de sanduíche com um papel toalha úmido.
-
Quando utilizar o método do saquinho de sanduíche, pendure-o perto de uma janela onde haja luz do sol indireta e verifique as sementes todos os dias. Quando as sementes começarem a brotar e for possível ver uma raiz e um pequeno caule emergindo, plante-as na terra (com a raiz virada para baixo, é claro).
-
Se você quiser continuar acelerando o crescimento das sementes, você pode acrescentar fertilizante ao solo (a não ser que ele já esteja enriquecido). Siga as instruções que vêm junto com o adubo.
O que você precisa
- Faca afiada, alfinete ou lixa
- Água morna
- Vasilha ou panela rasa
- Detergente
- Caixa de ovos
- Caneta ou marcador permanente
- Micro-ondas
- Saquinhos de sanduíche
- Papel toalha úmido