Contente
Se você ficar desidratado é porque gastou mais água do que consumiu. Seu corpo não possui mais a quantidade de água necessária para suprir atividades importantes, como funções cognitivas, fluxo sanguíneo e eliminação de resíduos.
O soro caseiro é um bom remédio contra a desidratação (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
Gravidade
A desidratação pode ser classificada como leve, moderada e grave. Caso seja um adulto sofrendo de desidratação leve ou moderada, é possível se tratar ingerindo mais fluidos, de acordo com a Clínica Mayo. A desidratação grave exige cuidados médicos imediatos.
Estado médio a moderado
Com desidratação média a moderada, o corpo não tem mais o fluidos suficientes para manter a temperatura e eliminar dejetos. Transpira-se e urina-se menos. A boca fica seca e a pele perde gordura.
Estado grave
Se não substituir os fluidos a tempo, as células sanguíneas não terão a água que precisam para manter o volume adequado. A pressão sanguínea cai, o que provoca tonturas e confusão mental. Pode-se até mesmo desmaiar. É possível ocorrer falência nos órgãos caso permaneça sem tratamento.
Aviso
O "Merck Manual" afirma que as células cerebrais, especialmente, são vulneráveis à desidratação grave. Se há confusão mental, significa que a desidratação atingiu o estado grave. Neste estágio, corre-se o risco de entrar em estado de coma.
Observe a urina
Se a sua urina estiver amarela escura, é um sinal que você está desidratado. A urina em um corpo bem hidratado é transparente ou amarela clara.