Doar sangue vs. doar plasma

Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 27 Marchar 2021
Data De Atualização: 27 Junho 2024
Anonim
A verdade sobre doação de plasma.
Vídeo: A verdade sobre doação de plasma.

Contente

Sangue e seus componentes não podem ser fabricados ou colhidos. Pessoas que precisam de transfusões de sangue ou plasma sanguíneo devem depender de outros que escolheram se voluntariar para doá-los. De acordo com o America's Blood Center, o corpo leva aproximadamente duas semanas para restaurar os níveis sanguíneos normais depois de doar sangue, mas apenas alguns dias depois de doar plasma.


Doar sangue vs. doar plasma (culot sanguin image by Stef Run from Fotolia.com)

A diferença entre sangue e plasma sanguíneo

O sangue é o líquido que sustenta a vida e circula através do nosso corpo. Ele é responsável por carregar nutrientes essenciais para nossas células e transportar dejetos para longe delas. O sangue é feito de água, gases, gorduras, elementos químicos e plasma sanguíneo. Aproximadamente 55% do sangue é plasma, um líquido cor de palha transparente. O plasma líquido carrega os glóbulos brancos e vermelhos, assim como as plaquetas.

Requerimentos

As condições para doar são os mesmos independente de ser sangue ou plasma. Você deve ser saudável, ter ao menos 16 anos e mais de 50 kg, de acordo com os padrões da Cruz Vermelha.


Doando sangue

Quando doar sangue, a experiencia do começo ao fim leva cerca de 1h. Ela é geralmente referida como doação de "sangue inteiro" A doação em si, quando cerca de 0,5 l de sangue é retirado, leva cerca de 8 a 10 minutos. Doar sangue é o tipo mais comum de doação e os doadores podem doar "sangue inteiro" a cada 56 dias, de acordo com a Cruz Vermelha. O sangue doado é depois separado em vários componentes diferentes que são transfusíveis.

Doando plasma

A doação de plasma sanguíneo é também chamada de aférese de plasma. Durante essa doação, uma máquina recolhe sangue e separa os componentes selecionados, sejam eles só plasma ou uma combinação de plasma e plaquetas, e retorna os glóbulos vermelhos e outros componentes desnecessários ao doador. O procedimento de doação leva cerca de 15 minutos a mais que a doação de "sangue inteiro". De acordo com os requerimentos da Cruz Vermelha, doadores de plasma são elegíveis para doar a cada 28 dias, até um máximo de 13 vezes por ano.


O processo de doação

O processo de doação geral é essencialmente o mesmo para sangue e plasma. Em preparação para qualquer procedimento, é necessário beber bastante água. Você também é encorajado a comer comidas ricas em ferro nas semanas anteriores a doação. É preciso levar uma identificação, assim como uma lista dos remédios que está tomando. Durante o processo de doação, você será perguntado uma série de questões relacionadas ao seu histórico médico e de informações sobre viagens. Sua pressão sanguínea, temperatura, pulso e níveis de hemoglobina também serão medidos. Quando for hora de doar, seu braço será limpo e uma agulha esterilizada será inserida. Após a coleta, você será oferecido um pequeno lanche e deverá ficar no centro de doação por 10 a 15 minutos antes de voltar a atividades normais.