Contente
- Verifique a respiração
- Ligue para o veterinário
- Monitore os movimentos intestinais
- Monitore o comportamento
- Apalpe o abdômen
Os filhotes mastigam para afiar e limpar os dentes, e é por isso que muitos deles enlouquecem por um osso ou um pedaço de couro cru. Embora esses mimos sejam geralmente considerados seguros, você sempre deve supervisionar o seu cachorro enquanto ele estiver roendo um osso. Enquanto eles mastigam, pedaços de osso vão se soltar e passar com segurança pelo trato digestivo. No entanto, um pedaço muito grande poderia causar problemas.
Se o seu filhote engoliu um pedaço de osso muito grande, monitore-o com cuidado (Comstock/Comstock/Getty Images)
Verifique a respiração
Quando seu filhote engole um grande pedaço de osso, o perigo mais imediato é que ele se aloje na garganta e faça o cachorro engasgar. Certifique-se de que a respiração do filhote está normal antes de fazer qualquer outra coisa. Se ele estiver respirando com dificuldade, arranhando sua boca ou parecendo frenético, segure sua boca aberta e procure pelo osso. Se estiver visível, remova-o suavemente. Caso contrário, faça cinco compressões abdominais. Faça isso envolvendo seus braços ao redor da caixa torácica, fechando as mãos e empurrando-as com firmeza no peito do seu cachorro. Verifique a boca de seu cão novamente para ver se o objeto pode ser removido ou se foi ingerido.
Ligue para o veterinário
Se o seu cachorro estiver sufocando e você for incapaz de retirar o osso, chame imediatamente o veterinário. Ainda que ele não pareça estar sufocando, deve-se chamar o veterinário. Explique o que aconteceu e pergunte se é preciso levar o seu animal ao consultório. O veterinário provavelmente perguntará o tamanho aproximado do osso ele engoliu e se era afiado. Um objeto grande pode obstruir o intestino, enquanto um objeto afiado pode perfurá-los. Ambos apresentam risco de vida. O veterinário pode pedir para ver o cachorro ou simplesmente pedir que você o monitore o filhote com cuidado durante os próximos dias e chamá-lo caso note algo preocupante.
Monitore os movimentos intestinais
Preste atenção extra aos hábitos de evacuação do seu cachorro durante os próximos dois ou três dias. Se o intestino dele parar de funcionar, ele tiver dificuldade para evacuar, sua urina ou suas fezes contiverem sangue ou estiverem muito mais escuras do que o normal, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.
Monitore o comportamento
Mesmo que o seu cachorro ainda esteja evacuando normalmente, é importante prestar atenção em quaisquer mudanças no comportamento. Se o seu cão parecer estar com dor, recusar a comida, tornar-se apático ou começar a vomitar, leve-o ao veterinário imediatamente.
Apalpe o abdômen
Se você suspeitar que seu cachorro pode ter uma obstrução ou perfuração, apalpe seu estômago com firmeza, porém suavemente. Se estiver duro ou você detectar qualquer protuberância incomum, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.