Contente
Um acordo tripartite significa que três partes estão envolvidas no acordo, de modo que o nome não faz referência alguma a seu conteúdo. Vários pactos famosos na história foram chamados de Acordos Tripartite.
Os acordos tripartite envolvem três partes (signature image by photlook from Fotolia.com)
O Pacto Tripartite
O Pacto Tripartite de 1940 estabeleceu oficialmente as alianças que uniriam a Alemanha, a Itália e o Japão como as Potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial. Os oficiais alemães queriam o acordo assinado principalmente para resolver problemas surgidos com o Japão depois que este descobriu que a Alemanha esteve diplomaticamente envolvida com a União Soviética.
O Acordo Tripartite de 1949
Em 1949, a Inglaterra, a França e os Estados Unidos acordaram de não vender armas para qualquer país envolvido em conflitos entre árabes e israelenses. O acordo sucumbiu quando o Egito conseguiu comprar tanques da União Soviética. A França então sentiu-se motivada a vender armas a Israel, porque o Egito apoiava um de seus inimigos.
Acordo Tripartite de 2010
Em maio de 2010, o Irã, a Turquia e o Brasil entraram em um acordo que permitiria que o Irã começasse a trabalhar na pesquisa de um reator nuclear. Em troca de concordar em armazenar 1200kg de urânio de baixo enriquecimento na Turquia -- onde pode ser monitorado por uma agência reguladora internacional --, o Irã recebeu 120kg de urânio de enriquecimento alto.